quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Carrapaticidas? Usar ou não?!


Sempre que algum cliente, ao deixar o seu Cão no "Dr. Pet Shop", nos indica que deseja uma aplicação de carrapaticida, procuramos enfatizar sobre os perigos desse procedimento. Procuramos, sem preferência de marca, sugerir outros produtos que possam evitar o uso indiscriminado desses "venenos" que têm ceifado vidas animais em muitos lares.
O texto abaixo, transcrito do Cachorro Verde

Maneire nos anti-pulgas e carrapaticidas

"Como diz a veterinária norte-americana Dra. Karen Becker, “Só porque um composto é aplicado ou usado na pelagem do seu pet não significa que seja seguro. Lembre-se: o que é aplicado na pele do animal, também entra no organismo por absorção através da pele ou por ingestão quando o bicho se lambe”.

Esses produtos são inseticidas e apenas nos Estados Unidos estão relacionados a mais de 40 mil casos de intoxicações nos pets anualmente. Mais uma vez, não é para abolir seu uso. No pico do verão, por exemplo, pode ser muito difícil controlar infestações de pulgas e carrapatos sem a ajuda de um produto mais forte. Aqui, conseguimos controlar com sucesso pulgas e carrapatos com no máximo duas doses anuais de pipetas anti-pulgas. E olha que temos cães e gatos e moramos em casa com jardim.

Sabe-se que pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitos se alimentam primeiro em animais menos saudáveis. Portanto, o objetivo do controle preventivo de pulgas e carrapatos é promover a saúde máxima de seu cão ou gato. Naturalmente isso tornará o pet mais resistente e menos atraente aos parasitos.

Para aumentar a resistência natural do organismo, mantenha o pet no peso ideal (gordinhos são imunossuprimidos), ofereça dieta natural, vacine e medique com moderação e forneça diariamente suplementos com ação repelente, como pedacinhos de alho fresco (algo como 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso) e uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó, dependendo do porte do animal. Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água do pet também ajuda a espantar esses parasitos.

E por fim, não descuide da limpeza do ambiente, onde ficam 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Passe o aspirador de pó frequentemente, tomando o cuidado de jogar o saco fora a cada aspiração. Parece exagero, mas o calor do aspirador faz as pulgas emergirem das pupas e com isso o saco não descartado se torna um criatório de pulgas adultas famintas que rapidamente infestam o animal e o ambiente. Mantenha a grama do jardim sempre aparada e livre de folhas mortas, para que o sol destrua as fases intermediárias das pulgas. Deixe limpas caminhas, casinhas, cobertores e outras superfícies onde o animal dorme, lavando-as com frequência e colocando-as no sol diariamente."

Produtos existem, consulte o seu Veterinário e só utilize-os com orientação desse profissional ou em petshops que mantenham veterinário de plantão.
Legal né?

4 comentários:

  1. boa dica dr., tenho um casal de pastores alemão e suíço e vou testa-lo. chega de aplicar um monte de veneno nos pets.

    ResponderExcluir
  2. Excelente. E viva a fitoterapia! Como dizia Paracelso, a natureza está mais próxima de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Não deve saber o que está dizendo. ALHO É VENENO PARA OS CÃES!!! CUIDADO! O alho danifica os glóbulos vermelhos no sangue dos cães.

    ResponderExcluir
  4. ALHO EM PEQUENAS QUANTIDADES NÃO FAZ MAL!FAZ É BEM!

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.