quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vitamina E Natural ou Sintética


Quando você compra um complemento nutricional para o seu animal de estimação é confiando que está fazendo o melhor para o seu “amigo”, então, consulte antes o seu Veterinário, só ele vai lhe informar  qual o mais indicado às necessidades do seu pet. Existem diversas correntes entre vitaminas naturais e sintéticas, abaixo transcrevemos um texto da Dra. Jane sobre a Vitamina E como antioxidante:

“Como um veterinária holística, sinto que é extremamente importante observar todas as condições do animal quando se trata de nutrição. E, sempre que for necessário, minha preferência é  fornecer nutrientes, minerais e vitaminas nas suas formas naturais. Neste post, eu gostaria de falar com você, especificamente, sobre a vitamina E, analisando os pontos fortes e fracos das formas naturais e sintéticas.

A vitamina E é um nutriente extremamente complexo e importante que, entre outras coisas, funciona como um antioxidante. Antioxidantes são nutrientes naturais que promovem a saúde, retardando o processo destrutivo envelhecimento das células ("peroxidação"). Nesse processo, moléculas danificadas conhecidas como radicais livres roubam pedaços de outras células, como gordura, proteína ou DNA. danificando e matando todos as células. Embora a peroxidação possa ser útil para destruir células velhas ou germes e parasitas, se não for controlada, os radicais livres produzidos por ela também danificam as células saudáveis. Os antioxidantes podem ajudar a conter a onda de peroxidação, estabilizando os radicais livres.

Antioxidantes como vitamina E, são fundamentais  para a saúde dos animais de companhia, de qualquer idade,  melhorando a qualidade da resposta imune e a eficácia de vacinas em animais jovens, e ajudando a manter um sistema imunitário vital em idosos.

Para mim, a escolha de usar a vitamina E, natural ou sintética em minha fórmula não poderia ser mais clara. A forma sintética da vitamina E não é tão ativa ou facilmente absorvida como a forma natural da vitamina E. A estrutura molecular da vitamina E determina o quão bem o corpo possa utilizá-lo. Nos testes com seres humanos, os pesquisadores descobriram que as proteínas no fígado selecionam especificamente a forma natural da vitamina E e, em grande parte, ignoram a forma sintética.

Por que há tanta diferença entre as formas sintéticas e naturais de vitamina E? A chave para entender como o corpo absorve esses dois tipos diferentes está no nível molecular. A estrutura celular dos mamíferos reconhece mais facilmente as formas naturais de vitaminas. E as proteínas celulares vinculam o plasma sangüíneo para formas naturais mais rapidamente do que suas contrapartes sintéticas. Infelizmente, as vitaminas sintéticas são mais baratas e, portanto, são mais prevalentes em muitos produtos no mercado atual.

Então, como você pode determinar se os produtos que você está usando contém a forma sintética ou natural de vitamina E? Basta verificar os rótulos de ingredientes!  A Vitamina E natural é denominada como o acetato de alfa-tocoferol, d-alfa tocoferol, d-alfa tocoferol acetato ou succinato de d-alfa tocoferol. As formas sintéticas de vitamina E, são marcadas com um "dl" prefixo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.