quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Snowball - A Cacatua dançarina!


Esse artigo da Dra. Becker me encantou tanto, que repasso aos que amam os animais. Vejam o vídeo abaixo, ela dança mesmo!!!!

“Recentemente tive o privilégio de ter dois convidados muito especiais na minha sala no Hospital de Animais; a  Irena Schulz e um membro muito especial de sua família, “Bola de Neve”, a cacatua dançarina
 
Eu sou  veterinária das aves de Irena há muitos anos e eu estou familiarizada com a história de “Snowball”.
 
Sentei-me com Irena para discutir o nosso amor mútuo pelas aves e, a sua organização de salvamento de aves, “Bird Lovers Only” e, claro, a “Snowball”

Eu espero que você goste de assistir os vídeos tanto quanto eu amei fazê-los.
 
Uma transcrição completa da minha conversa com Irena podem ser vistos nos links acima.

O que é  “Bird Lovers Only”

Irena Schulz desenvolveu amor pelas aves ainda um bebê. Sua mãe criava periquitos, e ela, muitas vezes adormeceu ao som reconfortante de seus gorjeios.

De acordo com Irena, a organização não tem fins lucrativos no resgate das aves; a  “Bird Lovers Only”, não foi algo que planejado, aconteceu pela sua paixão pelos pássaros.

Como um amante de pássaros, Irena, uma vez comprou pássaros como animais de estimação. Aos poucos, tornou-se ciente de que havia uma grande população de sem-teto. Ela começou a resgatar, mas logo percebeu que  não poderia sozinha, criar tantos pássaros e ainda dar a cada um o cuidado e atenção que mereciam.

Então, Irena doou muitas das aves que resgatou, para seus amigos queridos. Mas no final, ela esgotou essa alternativa também.

O próximo passo nessa evolução foi criar uma organização sem fins lucrativos para ajudar nos seus esforços de salvamento das aves, e assim surgiu a Bird Lovers Only que resgata pássaros de todas as situações imagináveis, incluindo:

Aves que os proprietários desistiram por questões econômicas
Aves cujos proprietários desistiram por razões de separação, divórcio, etc

Aves que sofreram violência
O trabalho necessita de voluntários para ajudar na limpeza e cuidados dos pássaros.

A cacatua “Snowball”,chegou até Irena através de um telefonema do seu antigo dono, que alegou não ter tempo para cuidar dela e que a ave era agressiva com a sua filha.

Irena concordou em conhecer  “Snowball”. Quando o seu dono a trouxe, também entregou um CD de Backstreet Boys.

O homem falou a  Irena, que ao ouvir a música (favorita da ave) ela dançaria!  “Snowball” empoleirada no braço de Irena, ouviu o CD e começou a pular para cima e para baixo no braço de Irena, batendo os pés de acordo com a batida.
ela não podia acreditar!

Enquanto ela observava a dança da cacatua em seu impressionante o ritmo dos Backstreet Boys, tentou não rir, para não movimentar o braço e perturbar movimentos de “Snowball” na dança!

O proprietário de “Snowbal” explicou que a ave desenvolveu uma vontade de dançar logo depois que ele a comprou e seus passos de dança se tornaram mais elaborados ao longo dos anos.
Não será necessário dizer  será dizer que, Irena recebeu Bola de Neve em sua casa e deu-lhe uma  nova família.

“Snowball”  parece precisar de uma batida e ritmos certos para dançar

Quando eu perguntei se “Snowball” só dançava a música que ela colocava, ela disse que quando a ave começa a dançar sem música, está dizendo a ela para pôr as melodias.como se dissesse: 'Eu estou no clima para dançar. "
 
De acordo com Irena, nos dias nublados ou chuvosos “Snowball” muitas vezes não sente vontade de dançar.

Eu perguntei a Irena, se, uma vez que vive com muitas outras aves, “Snowball” inspirou outros do bando a dançarem.

Irena respondeu que, de fato, existem algumas araras no grupo que não eram bailarinos inicialmente, mas depois de assistir “Snowball”, elas começaram a também!

“Snowball” é também um tema de estudos dos doutores
Ani Pereira e John Iversen, do Instituto de Neurociências de San Diego que trabalharam com bola de neve para saber mais sobre suas habilidades de dança únicas.

Alguns médicos acharam, após assitirem o vídeo feito por Irena, que ela havia ajustado, no vídeo, as batidas com os movimentos da “Snowball”

Irena diz que após a exibição do vídeo, o Dr. Patel ainda estava cético, então  numa visita, ele assistiu em pessoa, como Snowball novamente  mantinha seus movimentos com o ritmo de mudança, Irena jura seu queixo caiu!

Desde então, a Agenda Social de “Snowball” a cacatua dançarina, é cheia!
Tanto que necessita de um calendário para agendar os inúmeros eventos e aparições.

O que Irena espera que os fãs de “Snowball” possam entender, é que a dança é um comportamento natural para ela. Ela ouve a música que gosta e quer dançar. “Snowball” não foi treinada por ninguém para fazer isso - ela está exibindo um comportamento que é natural.

“Snowbal” não se importa de dançar na frente das pessoas, também. Na verdade, ela tem um grande prazer e  parece gostar de atenção - quanto mais melhor! Ela não parece sentir medo do palco, o que é bom, já que aparece frequentemente na televisão nacional.

Eu perguntei Snowball poderia simplesmente optar por não dançar em um evento programado ou aparição publica. Ela respondeu que, enquanto ela receber um bom descanso entre os compromissos, está sempre pronta para começar seu show novamente.

Um conselho para os proprietários de pássaros - Alguns de vocês ao assistirem a dança da cacatua, podem ficar tão completamente encantados com “Snowball” que podem querer criar um pássaro exótico.

Saibam: “Aves exóticas são seres mágicos, criaturas incríveis.

mas, também, são de alta manutenção e, muitas são agressivas.

Aves como a “Snowball” têm complexas interações e comportamentos sociais com outras aves e pessoas. Por um lado, eles são animais sociais, mas por outro, podem se comportar de forma agressiva com seres humanos em seu meio. E esse comportamento pode ser confuso e difícil para os seus proprietários compreenderem.

Irena, e eu sabemos que muitos pássaros são explorados por sua beleza e comportamentos divertidos.

Além disso, as pessoas adquirem aves sem perceber o enorme compromisso envolvido, o que já é um erro. Aves como “Snowball” exigem enriquecimento ambiental ao longo da vida, biologicamente uma nutrição adequada e excelente e, muitos cuidados para prosperar. Muitas destas aves vivem em média de 70 ou 80 anos – o que se torna um compromisso longo para uma criatura que exige um cuidado muito diferente face de outros tipos de animais de estimação.

Com “Snowball”, Irena é capaz de informar ás pessoas sobre o que é preciso para ser um proprietário totalmente comprometido quando o animal de estimação é um pássaro exótico.

Ela ajuda as pessoas a compreender que as aves são muito inteligentes e, de fato, as pesquisas nem chegam perto de realmente comprovarem como  as aves exóticas podem usar seus cérebros.

Irena salienta que um pássaro como  “Snowball” sendo tão inteligente,  não vai prosperar preso em uma gaiola, como ornamentos. Aves exóticas que não recebem o enriquecimento ambiental regular ao longo do tempo podem desenvolver problemas emocionais e comportamentos auto-destrutivos." (Fonte: Mercola HealthyPets.com”).

Ler foneticamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.