terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caminhadas. Seu cão pode ser seu maior incentivo.

Acredito que nossos animais nos levam, em sua imensa sabedoria, a tomar decisões que há muito haviamos deixado de lado ou esquecidas em um cantinho escuro e triste, e então, num latido e um olhar "pedinte" , um clarão ilumina aquele lugar e as decisões acontecem. Assim foi comigo; tanto tempo sem caminhar, joelhos massacrados pela inércia, diante do olhar do meu "peludo", a sala ficou iluminada e aconteceu - "estou caminhando e adorando!" Por isso, o texto abaixo sobre os benefícios dessa prazeirosa atividade compartilhada e de vantagens mútuas.

"O exercício físico é algo essencial para a felicidade dos cães. Ironicamente, é a primeira coisa que a maioria dos donos deixa de fazer. Talvez seja pelo fato de em geral não terem o  hábito de fazer exercícios, por isso não percebem que todos animais, até mesmo os seres humanos, têm uma necessidade inata de ser ativos. Simplesmente sair e se exercitar parece ser um hábito esquecido na sociedade atual. Nossa vida moderna é tão corrida que parece algo muito complicado sair para passear com nossos cães. Mas, se você pretende ser responsável pela criação de um animal, esse é um contrato que você tem que assinar. Você precisa sair para caminhar com seu cão. Todos os dias.
Andar com seu cão é essencial. É da natureza dele migrar com a matilha. Os cães não gostam das caminhadas apenas por terem um chance de fazer xixi, cocô e respirar um pouco de ar fresco – apesar de a maioria  dos donos ter essa opinião. Para alguns donos, “passear com o cachorro” significa soltá-lo no quintal para ele agir um pouco e depois colocá-lo de volta dentro de casa. Isso é tortura para qualquer cachorro.  Na natureza, os cães passam até doze horas caminhando à procura de comida. Os lobos – seus ancestrais – são conhecidos por caminharem centenas de quilômetros e por caçarem durante cerca de dez horas em seu habitat.
Os cães naturalmente têm níveis de energia diferentes, e alguns precisam caminhar com mais freqüência que outros. Algumas raças têm genes que as fazem andar uma distância maior, ou de modo mais rápido. Mas todos os cães caminham. Os peixes precisam nadar, os pássaros voar... e os cães precisam caminhar.
Os animais precisam se comunicar com o mundo e ser parte dele. Não é natural que passem o tempo todo em local fechado. Andar com seu cão é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a ter uma boa relação com ele. Ao dominar a caminhada, você adquire a habilidade de se relacionar com seu cão como o líder da matilha. A caminhada é a base do relacionamento. Também é o momento em que o cão aprende a ser cão. Ele aprende sobre seu ambiente e sobre os outros animais e os seres humanos que vivem ali;  aprende os perigos, como carros e outras coisas que devem ser evitadas – bicicletas, skates. Ele pode fazer xixi em árvores e conhecer realmente o território.
 Ao visitar novos clientes, em algumas situações a solução para os maus comportamentos é apenas realizar caminhadas com seus cães. Mas para isso, os donos devem aprender a “dominar a caminhada”, o que ao contrário do que muitos pensam, se aprende de modo simples e em poucas aulas.
Se você deseja ter um cão feliz, caminhe com ele todos os dias. Se quiser aprender a dominar a caminhada e ter um relacionamento ainda melhor com seu cão, entre em contato conosco e agende uma visita. Para aqueles que não tem tempo para realizar passeios com seu cão nós disponibilizamos este serviço, desde passeios avulsos até planos de dois a cinco passeios por semana." (Fonte: Cão Esperto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.