quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Chico" - Uma saudade!

Escutar as peripécias de Chico na hora do café, era a parte do dia que eu mais gostava na empresa onde trabalho, mas ontem, todas essas estórias ficaram caladas para sempre; Chico foi atropelado e morreu. Todos nós, colegas de trabalho do dono de Chico, sentimos a sua dor e fomos solidários, afinal, esse pequeno cão nos deu muitas razões para sorrir antes de começar o dia. Diante desse fato, lembrei que muitos amigos caninos partem por correrem felizes para as ruas abarrotadas de carros, motos, bicicletas, sem nenhuma proteção e encontram um caminho sem volta. 
Treinar cães é imprescindível para evitar as tristes estatísticas de mortes de animais por atropelamento todos os anos. Ontem, assistindo o encantador de cães, ouvi a seguinte frase: "Cães cansados, cães felizes"- Ele disse: "as pessoas não caminham com seus cães e eles precisam desses passeios! E com isso,  eles saciam a vontade de fugir para as ruas". Por essa razão, o texto de hoje será sobre a importância de treinar o seu animal. "... Satisfazer as necessidades do animal em relação a exercícios, disciplina e carinho, nessa ordem, também é essencial para manter um bom relacionamento com ele. Eu recomendo que as pessoas levem o cachorro para passear duas vezes ao dia, por pelo menos trinta minutos de cada vez. Caminhar com o cão é a ferramenta mais poderosa para se conectar com ele." (parte de uma entrevista na revista Pequenos Cães)


"A cena é comum: o proprietário está passeando com seu cão, a guia arrebenta ou se solta da mão, e o cachorro sai correndo para o meio da rua, entre os carros. Geralmente, o dono corre atrás, ou grita pelo nome do cão, que corre mais ainda, loucamente. Deu medo só de imaginar? Pois é, é dever dos proprietários, manter seus pets em segurança, evitando que isso ocorra. Para tanto, existem alguns treinos que podem ajudar a prevenir estes acidentes:
- Comece passeando com seu cão pela calçada, calmamente, procurando não manter a guia esticada. Então, dê um passo na direção da rua. Assim que seu cão tentar segui-lo, impeça-o com um tranquinho na guia, e diga “não”. Volte a passear pela calçada, brincando normalmente com o cachorro;
- No início, o cão pode ficar confuso, e achar que não deve andar para nenhum lado. Para ajudá-lo, leve petiscos e ofereça para ele enquanto andar pela calçada. Importante: caso você dê um passo em direção à rua, e seu cão se negue a segui-lo, volte e recompense-o com o petisco, pois ele está acertando;
Faça este treino por alguns dias. Assim que o cachorro tiver aprendido esta etapa, passe para a próxima fase. Você precisará de uma pessoa para te ajudar, e uma guia longa:
- A outra pessoa segura a guia, e você brinca com o cão na calçada. Repentinamente, vá em direção à rua, e atravesse. Assim que o cão tentar te seguir, a pessoa deve contê-lo, com um leve tranco na guia. Neste caso, não utilize a palavra ”não”, a frustração e o desconforto do tranco serão as punições. Importante: quando atravessar, não chame o cachorro, pois se ele for, estará apenas te obedecendo, e aí não deverá ser punido;
- Quando o cão se recusar a pisar na rua por conta própria, volte e recompense-o com petiscos, elogios e carinho.
Depois que o cão estiver bem adaptado a esta outra etapa do treino, comece a introduzir estímulos do outro lado da rua, para testá-lo. Outros cães, petiscos, pessoas, etc, até que ele se negue a atravessar mesmo assim.
Seu cão já aprendeu que não pode atravessar a rua, então comece a treiná-lo para a situação em que ele poderá atravessar, isto é, junto com você:
- Com a guia curta, pare ao lado do cão, na calçada. Depois de dar um passo em direção à rua e seu cachorro não segui-lo, chame-o (pode usar o “vem”, ou o “junto”). Assim que ele atravessar, ao seu lado, recompense-o. Esse comando deve ser claro para o cão, deixe-o bem marcado, para não induzir o cachorro ao erro.
Importantíssimo: É essencial lembrar que os cães não devem ser levados sem coleira e guia para passeios, pois mesmo depois de bem treinados, podem, eventualmente, se assustarem com alguma coisa e tentar atravessar a rua, sofrendo algum tipo de acidente.(Texto copiado do site http://andreagramonte.com.br/caes/tag/cao/page/2/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.