segunda-feira, 24 de maio de 2010

Veterinária humanizada: novo conceito de tratamento

Foi-se o tempo em que era bastante comum sacrificar cães e gatos quand estes estavam sofrendo, hoje, a prevenção de doenças, métodos não-invasivos, medicina complementar, alimentação natural, cuidados com o cão idoso, configuram uma nova forma de tornar a vida dos nossos companheiros muito mais loga e de maior qualidade, e muitos donos já possuem essa consciência.
Para dar uma idéia, sessões de hidroterapia, acupunltura, uso de florais e outras tecnicas já entraram na rotina de muitos bichos. Esse movimento preconizado por alguns veterinários que defendem uma abordagem mais ampla da saude do animal é chamado de veterinária humanizada ou integral. Ela visa abordar seu corpo e suas emoções de forma conjunta, levando em consideração o ambiente em que o animal vive e outros seres (humanos e animais) com quem convive. "Essa forma de tratamento dá mais trabalho, claro; o dono tem de trazer o animal para acupuntura, dar ervas, mudar a alimentação, passear e conversar mais com seu "amigo", oferecer seu tempo..., afirma a veterinária clarissa Niciporciuskas, que faz tratamento com acupuntura e fitoterapia chinesa. " Mas na maioria das vezes é recompensador para ambos, o dono e seu animal.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Que gostosura!


Encontrei no blog de uma criadora (http://villechamonix.blogspot.com/), que assim como Dr Pet, ama muito os animais. Transcrevo a seguir para quem desejar fazer um "mimo" ao seu amigo fiel.


Sardinhas no Vapor


Tire as sardinhas do frezer e coloque-as na panela a vapor para cozinhar. Depois que começar a ferver, conte 15 minutinhos. Depois é só...servir!!! Difícil né? Aplausos para a cozinheira!!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

BEBEDODUROS/COMEDOUROS


Saiba por que utilizar material livre de agentes contaminantes é essencial para a saude do seu cão ou gato.


Apesar de bonitas e de cores variadas, os comedoutros e bebedouros de Plástico, estão longe de ser a melhor opção! A ingestão de petroquímicos é comprovadamente altamente nociva a saúde de qualquer ser vivo, podendo causar diversos tipos de anomalias malignas. Além disso, os animais podem engolir pedaços e sofrerem obstruções e perfurações gastrointestinais seríssimas!
Alumínio é uma outra opção bastante utilizada, mas não é, também, a melhor opção; apesar de práticas para lavagem, liberam uma certa qualidade de alumínio, danoso a saude do animal. Além disso, as marcas de mordidas, amassos e outras depressões, se mostram como ambiente propício a viveiros de bactérias.
A Cerâmica é um material bem indicado, desde que polidas, pois não apresentam porosidade e desta forma, não favorecem contaminações por agentes patogênicos. Mantêm a água fresquinha e o alimento bem protegido uma vez que não são atraentes para filhotes e adultos de roedores (ratos). Mas, mesmo elas precisam de atenção; é bom dispensar atenção ao chumbo presente na tinta ou verniz que podem causar intoxicações quando descascados.
Uma das melhores opções, senão a melhor), as de INOX - Aço inoxídável, são fáceis de lavar e desinfetar, pois na sua limpeza são sufucientes detegente e água; o seu único incoveniente é o preço, um pouco acima das opções anteriores, mas não tanto que lhe impeça de proteger aquele que tudo faz para sua proteção.
Fique a vontade mas escolha sempre o melhor para o seu "Amigo".

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.