sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Alimentos orgânicos? É bom para o meu cão?

Não faz muito tempo, eu queria que todos em minha casa tivessem uma alimentação mais saudável e isso passava inevitavelmente pela opção de só utilizar alimentos orgânicos (claro, os nossos cães estavam incluidos), mas diante das dificuldades, essa opção não vem prosperando como deveria; apesar de optar por alimentos não processados, esbarrei na falta dos orgânicos aqui no meu estado. Por isso, resolvi que o post de hoje seria sobre essa opção tão saudável; vamos consumir o que é saudável e oferecer aos nossos pets também, claro!!!

(Artigo traduzido - Original)

"Alimento  orgânico  é a tendência mais recente na alimentação animal de estimação, mas o que exatamente significa  alimento natural / orgânico?

O que esperar em  termos de nutrição  quando você compra o alimento orgânico para o seu animal? E, mais importante,  os alimentos orgânicos valem o preço mais elevado? 

Algumas considerações sobre o alimento orgânico.

Vamos utilizar a definição da  AAFCO (Associação Americana de Autoridades de Controle Alimentos) define "natural" da seguinte forma:
Um alimento ou ingrediente derivado somente a partir de fontes vegetais, animais ou minerais, no seu estado inalterado ou mesmo ter passado por  tratamento térmico, purificado, extarido, a hidrólise enzymolysis, ou fermentação, mas não ter sido produzido por nenhum processo químico sintético e não conter qualquer aditivo ou utilizado tecnologia  quimicamente sintético, exceto em quantidades inofensivas por ser  inevitável em boas práticas de fabricação ".

As Diretrizes das entidades fiscalizadoras afirmam que um alimento de cão só pode ser rotulado como "natural" se "todos os ingredientes e componentes de ingredientes se enquadrarem na definição acima".


E vai mais longe: "o uso do termo  'natural',  é falso e enganoso se todos os ingredientes quimicamente sintetizados estão presentes." É claro que praticamente todos os "completo e equilibrado"  alimentos para cães contêm vitaminas e minerais sintetizados quimicamente.

Assim, as orientações AAFCO permitem que os alimentos para cães seja rotulado como "natural", enquanto "um aviso é usado para informar ao consumidor que as vitaminas, minerais ou outros minerais não são naturais."

Para atender a essa exigência, um aviso, como "Natural com adição de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais outros" deve ser justaposta com o termo "natural" na rotulagem dos produtos.
Em outras palavras, alimentos de cão naturais não contêm ingredientes de síntese química, tais como corantes, aromatizantes, conservantes ou outros aditivos artificiais com exceção de suplementos vitamínicos e minerais.

Natural não significa que o alimento para cão é minimamente processado, nem o termo indica nada sobre a qualidade dos ingredientes além do fato de que eles não são sintetizados quimicamente.
 
Então, ingredientes artificiais são permitidos "em quantidades aceitas em boas práticas de fabricação", traços de conservantes artificiais ou outros aditivos pode muito bem estar presentes.
Ok, mas onde está o  "orgânico" no alimento de cão orgânico natural?
 
Embora todos os ingredientes orgânicos sejam naturais, ingredientes mais naturais não são orgânicos. Pelo menos não pela definição USDA oficial da palavra. Este é o lugar onde as coisas ficam complicadas.
Atualmente não há programa de certificação orgânica para alimentos para animais nos EUA e nem no Brasil, 
Mas Alimentos humanos rotulados como "orgânicos" são estritamente regulamentados e devem cumprir os requisitos de produção e manuseio do Programa Nacional do USDA Organic (NOP).


Alguns fabricantes de alimentos para cães tiveram seus alimentos certificados como orgânicos pelo pelos funcionários, agências USDA-credenciados de certificação, e estes alimentos orgânicos para cães satisfazem os mesmos padrões elevados como qualquer alimento organico para humanos.
No entanto, existem também os alimentos para cães e gatos que utiliza a  a palavra "orgânico" no nome do produto (e, ocasionalmente, até mesmo o nome da empresa), embora nenhum ou apenas alguns de seus ingredientes são realmente orgânicos.
Esta é uma violação das regras do USDA, mas porque o USDA não tem autoridade para regular os nomes utilizados pelos fabricantes e reclamações de produtos (e as agências que têm a autoridade não se preocupam em definir o termo "orgânico" para alimentosde animais), já que n
ão cumprem o que prometem? 

Para se certificar de que o alimento de cão é orgânico natural  você deve considerar se  é realmente orgânico, olhando para o  selo da USDA Organic (para alimentos que contenham pelo menos 95% de ingredientes orgânicos) e  o nome da agencia de certificação orgânica  (por exemplo, Oregon Tilth, OIA, QAI, OCIA, CCOF) na embalagem.

De acordo com o USDA National Organic Program (NOP), ingredientes orgânicos certificados devem ser cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, lamas de esgoto, engenharia genética, irradiação, ou aditivos artificiais.

Carnes orgânicas utilizadas em alimentos para cães natural e orgânica, deve provir de animais com acesso ao ar livre, criados com alimentos orgânicos, e não tratados com antibióticos ou hormônios de crescimento.

Reivindicações de certificação de alimentos orgânicos são verificadas de forma independente pelo USDA-credenciadas por entidades certificadoras orgânicas com inspeções periódicas no local, auditorias de processo de produção e, análise minuciosa de cada ingrediente.
Os requisitos de rotulagem para alimentos orgânicos certificados USDA são baseadas no percentual de ingredientes orgânicos nos alimentos:
  • 100% Certified Organic Ingredients - Os alimentos que contêm ingredientes 100% orgânicos podem ser rotulados como "100% orgânico" e exibir o selo de certificação orgânica USDA na frente da embalagem. Ingredientes orgânicos devem ser identificados como tal na lista de ingredientes, e o nome da agência de certificação deve ser exibida no painel de informações. Alimentos para cães completos e equilibrados contém vitamina sintética e suplementos minerais que obviamente não são orgânicos, você não vai encontrar nenhum  alimento para cães com o "100% orgânico". 
  • 95% a 99% Certified Organic Ingredients - Os alimentos que contêm ingredientes 95-99% orgânico pode ser rotulado como "orgânico" e exibir o USDA Certified Organic selo na parte frontal da embalagem. Ingredientes orgânicos devem ser identificados como tal na lista de ingredientes, e o nome da agência de certificação deve ser exibida no painel de informações. A 1-5% de ingredientes não orgânicos deve consistir de NOP-substâncias aprovadas não agrícolas ou produtos agrícolas não  disponíveis na forma orgânica. Alimentos para cães que são totalmente orgânicos, com exceção para os seus suplementos vitamínicos e minerais se enquadram nesta categoria.
  • 70% para 94% Certified Organic Ingredients - Os alimentos que contêm 70-94% de ingredientes orgânicos podem ser rotulados como "Feito com ingredientes orgânicos" e lista de até três ingredientes como na parte da frente do pacote, mas não podem exibir o selo USDA Certified Organic . Eles podem, no entanto, exibir o selo (s) do agente (s) a certificação dos seus ingredientes como orgânicos. Todos os ingredientes orgânicos devem ser identificados como tal na lista de ingredientes, e o nome da agência de certificação deve ser exibida no painel de informações. Alimentos rotulados "Feito com ingredientes orgânicos" não podem ser produzidos usando métodos excluídos, lamas de depuração, ou irradiação. 
  • Menos de 70% Certified Organic Ingredients - Os alimentos que contêm 1-69% de ingredientes orgânicos podem identificar esses ingredientes orgânicos no painel de informações, mas eles não podem usar a palavra "orgânico" em qualquer lugar na frente ou atrás da embalagem.

Os alimentos orgânicos são mais nutritivos?

Não foram realizados estudos sobre alimentos orgânicos para cães, apenas alimentos orgânicos humanos.


Alguns estudos, como o de  Low Input estudo da Qualidade Alimentar (QLIF) encomendado pela UE em 2004, descobriram que alimentos orgânicos certificados e produtos animais são mais nutritivos do que os alimentos produzidos convencionalmente.
Outros estudos não encontraram diferenças significativas.
Onde foram encontradas diferenças, legumes e frutas apresentaram maiores concentrações de fitonutrientes e antioxidantes, enquanto que carnes, ovos e produtos lácteos mostrou maior em omega-3 os ácidos graxos e ácido linoléico conjugado (CLA).
Por outro lado, após a colocação em uma revisão de 12 meses de investigação existentes, Alimentos do Reino Unido Standards Agency, concluiu que "não há boas evidências de que o consumo de alimentos orgânicos é benéfica à saúde em relação ao teor de nutrientes."
Neste ponto, a questão de saber se os alimentos orgânicos são mais nutritivos permanece controversa.
Muito menos controverso é o fato de que alimentos orgânicos têm níveis substancialmente mais baixos de resíduos de pesticidas, nitratos, metais pesados ​​e outros produtos químicos e contaminantes. Carnes e ovos orgânicos são menos susceptíveis de estarem contaminados com Salmonella ou E. coli.

Por que oferecer essa alimentação é mais caro?

Porque carnes orgânicas são muito caras, os alimentos orgânicos certificados são feitos com grãos e vegetais.
Atualmente não há croquetes de alta proteína orgânica certificada.
Além disso, a maioria dos alimentos naturais para cão cortam custos, adicionando não-orgânicos, como  frango, cordeiro, e / ou refeição salmão com seus ingredientes de outra forma orgânica.

Freqüentemente, o primeiro ingrediente será frango orgânico, seguido de uma carne não-orgânico em forma de refeição. Desde carne de frango fresca é 70% de água, o produto final conterá mais não-orgânicos do que a carne orgânica. Em alguns casos, nenhuma das fontes de carne serão orgânicas.

Leia sempre o rótulo com o ingrediente mais atentamente ao comprar alimentos naturais para o seu cão.
Estou ciente de que apenas dois alimentos secos para cães que são totalmente orgânicos (sem contar os suplementos vitamínicos e minerais, é claro): Wenaewe orgânicos, que usa carne orgânica como fonte de carne, e Karma Orgânica da Natura, que utiliza frango orgânico.
Estes alimentos contêm apenas 20% de proteína

Entre orgânica certificada alimentos enlatados, no entanto, há uma série de escolhas excelentes 

Newman Own Organics, por exemplo, faz três fórmulas carne orgânica que são 100% carne bovina orgânica certificada, sem outros ingredientes, exceto suplementos vitamínicos e minerais para torná-los uma dieta completa.
Organics Planeta Natural ' Jantar de galinha também são a base de carne e inteiramente orgânicos, com excepção para os suplementos.
Essas duas receitas combinam frango orgânico ou musculos de peru e fígado com uma pitada de linhaça e óleos de girassol.

Numa outra encontramos uma série de grão-livres orgânicos alimentos enlatados que combinam carnes orgânicas com ovos orgânicos, vegetais, frutas e azeite.
Todas estas três marcas oferecem excelente ricos em proteínas nutrição canina.
(os produtos acima citados são estrangeiros) 

Se você deseja comprar um alimento orgânico para seu animal

Neste ponto, você pode ser tentado a concluir que alimentos de cão naturais orgânicos, pelo menos, os croquetes, não vale a pena comprar.
Claro, estes alimentos contêm menos produtos químicos potencialmente perigosos e contaminantes. Mas os ingredientes não podem ser mais ricos em nutrientes do que os convencionalmente produzidos sem produtos naturais.   O alimento de cão orgânico seco é pobre em proteínas e muito rico em carboidratos para fornecer nutrição canina ideal.
Há, no entanto, uma outra consideração que se aplica especificamente aos alimentos naturais orgânicos pet: Tradicionalmente, a indústria alimentar animal de estimação tem sido baseada no uso dos produtos residuais do processamento de alimentos humanos, incluindo ingredientes rejeitados para consumo humano. Grãos mofados, gorduras rancid, carnes e subprodutos de animais doentes - tudo isso pode ser legalmente utilizadas em alimentos para animais.
Há agora um número de não-orgânica Super alimentos prêmio cão afirmando que eles são feitos usando apenas humano-grade ingredientes.
No entanto, "para humano" é uma palavra sem significado legal.
Uma empresa pode pedir que todos os seus ingredientes sejam aprovados para consumo humano, ou que suas carnes têm hormônios e antibióticos, ou que a sua farinha de peixe vem de um fornecedor que não usa conservantes sintéticos, mas ninguém verifica-se  estas afirmações

Você quer acreditar neles ou não?
Qual a melhor saida?
 
A única maneira - é fazer o  alimento de cão - para ter certeza de que o alimento que você está alimentando o seu cão realmente consiste de produtos para alimentação humana com ingredientes e livre de drogas injetadas nas carnes.
Além disso, quando a segurança alimentar está em questão, o alimento organico certificado para cão,  fornece aos proprietários do cão  um nível sem precedentes de confiança, porém, convém não exagerar.
 
É por isso que hesito em indicar alimentos naturais orgânicos para cães. Você pode usar excelentes alimentos enlatados
Se você preferir um alimento seco, é recomendável adicionar algumas porções de alimentos úmidos ração do seu cão, a fim de aumentar os níveis de proteína."
(Fonte: Per Schönbeck DVM)

Consulte o seu veterinário, só ele vai poder lhe indicar o alimento mais saudável para o seu amigo. 
 
 

Um comentário:

  1. Trabalho como representante comercial na área pet gostaria de saber mais sobre produtos naturais/orgânicos pra futuramente investir neste segmento

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.