segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que cuidar do seu cão é vital para uma boa saúde.


Todas as vezes que vamos levar Leona ao banho, ela faz o maior rebuliço! Chora, grita e se esconde, as vezes até vomita! Mas esse cuidado é supernecessário para a sua saude, já que não dispomos de tempo para proceder todo o ritual do banho conforme é indicado. Conheço gente que demora meses para dar esse cuidado ao seu cão, uma judiação com o animal
Faça o grooming do seu cão regularmente, isso é o basilar para uma boa saúde e bem estar, além do mais, com esse cuidado você vai perceber mais cedo se há alguma coisa errada com ele. Todo esse cuidado envolve:
 
  • Escovar ou pentear o pêlo 
  • Banho regular
  • Aparar as unhas
  • Cuidado com os ouvidos
  • Cuidado com os olhos
  • Atendimento odontológico
Esse cuidado deve ser diciplinado para prepará-lo a aceitar esse manuseio sem estresse enquanto jovem, mas os cães mais velhos também pode aprender a gostar desses cuidados.
O profissional é o mais indicado, mas você pode fazer isso se tiver tempo. Independentemente do método que você escolher, certifique-se de fazer o groom do seu cão regularmente para evitar que qualquer problema de saúde,  passe  despercebido.
Escovar ou pentear a pelagem do seu cão:
Escovar ou pentear o pêlo do seu cão irá melhorar a circulaçãoe mantê-la  limpa e saudável. A Escovação regular remove pêlos e pele mortos, permitindo que novos pêlos voltem a crescer. Também remove qualquer sujeira ou celulas mortas do  seu cão e mantém o o pelo brilhante e macio. Cães com pelos longos, precisam ser cuidados de forma especial porque eles ficam com os pelos emaranhados demonstrando uma aparência suja e despenteada. Escovar o seu cão também irá ajudar a estabelecer um vínculo entre você e ele,  melhorando sua sensação de bem estar, bem como difundir os óleos naturais nos pelos.
Banhos
Dar ao seu cão uma boa escovação antes do banho  irá remover quaisquer detritos ou pelos soltos. Cães de pequeno porte podem ser banhados em uma pia, enquanto os maiores deverão ser banhados na banheira. Enxugar o seu cão com uma toalha felpuda deixando-o sequinho, assim ele  não vai escorregar e deslizar enquanto vocêo está banhando. Não esqueça de colocar algodão nos ouvidos para impedir que a água penetre causando problemas. Faça um bom enxágue com água morna antes de adicionar qualquer shampoo, aliás, use um shampoo de boa qualidade, especialmente formulado para cães ensaboando-o da cabeça a cauda, evitando os olhos e nariz. Alguns cães gostam de ter um banho enquanto outros odeiam, se seu cão é um daqueles que odeia banho tente fazer o seu melhor para torná-lo uma experiência prazerosa para ele. Esfregue bem e enxágue com bastante água até reirar todo o shampoo. Agora seque completamente com um secador de cabelo ou uma toalhagarantindo que não são fiquem áreas molhadas causando infecções ou feridas.
Corte de unhas:
Mantenha o seu cão da unhas aparadoas regularmente ou elas podem crescer demais e causar danos e prejuízos para o seu animal de estimação. Use cortadores de unhas especiais  para  garras do seu cão tomando cuidado para não cortar a muito e perto de onde estão os nervos o que pode causar dor e muito sangramento.
Orelhas e Cuidados com os olhos:
Inspecione os olhos do seu cão e as orelhas mantendo-os limpos e claros. Existem produtos especiais que o seu veterinário pode recomendar que ajudarão a manter os olhos do seu cão e ouvidos limpos saudáveis.
Assistência Odontológica: É muito importante estabelecer uma rotina de higiene dental para seu cão para evitar problemas dentários e outros problemas de saúde que podem se desenvolver por falta de higiene bucal. Só usar creme dental enzimático especialmente desenvolvido para uso em cães; pasta de dente humana pode fazer o cão ficar doente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.