quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Reconheça os sinais de dor em seu animal

Quando os meus cães estão com algum desconforto eu já reconheço; conviver com eles desde criança me valeu saber identificar os sinais que eles mostram quando alguma coisa está errada. Nem todos se expressam através de sons (como Leona), mas se você prestar atenção, vai poder verificar onde acontece a dor. Por isso, hoje trago até vocês o artigo abaixo; espero ser de grande valia. Observe o seu animal. 

Os animais podem "conversar" com você, mas é preciso  ler a linguagem corporal deles

A dor é universal e qualquer animal irá demonstrar sinais do que sente. Obviamente, a maioria dos proprietários pode escutar um grunidoou um grito doloroso, mas se ela é suportável, eles não irão emitir sons, mas exitem sinais que indicam a presença da dor. Cães e gatos geralmente mostram uma mudança de comportamento ou temperamento quando estão desconfortáveis; por exemplo,  um animal de estimação, normalmente alegre e carinhoso pode tornar-se irritado e se recusar a ser colocado no colo ou acariciado. Um cão normalmente alegre e ativo, pode preferir sentar ou deitar em silêncio e procurar ficar sozinho. Além disso, se um cão ou gato pode alcançar a área dolorosa, como uma pata, podem lamber, arranhar, ou morder, numa tentativa melhorar a dor. Infelizmente, eles pode inadvertidamente provoca ou meso aumentar a lesão por repetidamente esfregar ou coçar a área. Isto é visto com freqüência em animais com infecções de ouvido que escavam a pele atrás da orelha dolorida com as suas garras traseiras.
Cavalos com dor tornam-se inquietos e mexem com as patas no chão. Eles podem olhar para a área dolorosa e tentar  rolar no chão. Se a dor for muito grave, eles podem se recusar a mover-se e preferem ficar com a cabeça caída. Estes são os sinais comuns de dor abdominal ou cólica, em cavalos.
Os  bovinos freqüentemente rangem os dentes quando estão com dor. Eles podem emitir gemidos quando se levantam ou apresentam respiração ofegante. Em vacas leiteiras, uma queda na produção de leite é muitas vezes uma reação a um casco dolorosa ou mamite.
Pássaros com frequência arrancam suas penas a partir de uma área dolorosa. Deve-se notar no entanto, que a pena  arrancada, também chamada de pena escolhida, pode ser um problema de comportamento visto em aves saudáveis.
Segundo o Dr. Erik Stauber,(veterinário na faculdade Washington State University de Medicina Veterinária, e especialista no tratamento de espécies exóticas), "Uma iguana pode reagir à dor abrupta, como um salto , tentando morder, chicoteando o rabo, ou correndo. Se a dor é profunda e debilitante, o animal pode ficar deprimido e não fazer nenhum movimento."
No geral, quando se trata de detectar a dor, você deve olhar para uma mudança, ou anormalidade no comportamento do seu animal . Pois você o conhece melhor do que ninguém e se  suspeitar que algo está errado, leve-o imediatamente ao seu veterinário.
Todo mundo já experimentou a dor e sabe como ele pode ser debilitante. Seu animal de estimação não é diferente e eles têm uma linguagem limitada para transmitir o seu desconforto. Aproveite o tempo para "ouvir", porque a única coisa boa sobre qualquer dor, é o momento em que ela vai embora.
Finalmente, nunca faça uma medicação para a dor humana no seu animal, a menos que seu veterinário tenha especificamente recomendado, pois existem alguns analgésicos, como o paracetamol, que são muito tóxicos para animais determinados animais.

 "Esta informação não pretende ser um substituto para cuidados veterinários. Siga sempre as instruções fornecidas pelo seu veterinário."

Este tópico Saúde Pet foi escrito por Sarah Hoggan, Washington State University, classe de 2001.
Washington State University não assume nenhuma responsabilidade por danos a você ou seu animal de estimação ocorridos por seguir essas descrições ou procedimentos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.