quarta-feira, 28 de março de 2012

Por uma vida mais verde



Sábias escolhas tornam a sua casa mais saudável para você e seu cão (Artigo traduzido)
PorClaudia Kawczynska

Tente isto: Escolha um local em sua casa e deite no chão. É a cozinha? Com a palavra o cão. Ou a sala? Ponha seu nariz no tapete e respire profundamente. Então, chegue ao banheiro  e confira a porcelana "bebedouro." Ok, interrompendo  a experiência. Você já sabe qual a ideia? Lógico! Esta é a sua casa a partir do ponto de vista do seu cão! Você geralmente experimenta essas indagações de uma elevação de cinco ou seis metros, mas o seu cão é muito mais próximo e muito mais inclinado a provar o que o rodeia.

Enquanto não há uma definição do conjunto de edifícios "verdes" ou "eco", existem importantes conceitos gerais a ter em conta: eficiência energética, tamanho (é importante), a sustentabilidade, utilização de materiais reciclados e de baixo impacto. Considerando que a família média dos EUA é responsável  por emissões de gases de efeito estufa como o carro médio, a eficiência energética está no topo da lista.


Se você está remodelando ou redecorando, use com recursos inteligentes materiais de demolição, que são mais seguros para você e seu cão, bem como para o meio ambiente. E, antes de adquirir material de revestimento, ou até mesmo de pintar suas paredes, verificar sobre as consequências ambientais de suas escolhas. Mesmo pequenas mudanças podem ter um grande impacto. Considere o uso de materiais tradicionais como vinagre e sumo de limão para a limpeza, por exemplo, de zero a baixo VOC pintura (látex), acabamentos e adesivos, e não de produtos em aerozóis.





Siga as sugestões definidas pela especialista em edificios verde, Jennifer Roberts em seu livro, Boas Green Homes. Quando você está selecionando artigos para o lar e materiais de construção, pergunte a si mesmo (ou faça ao revendedor ou fabricante do produto) as seguintes perguntas:




• É seguro e saudável para usar em minha casa?




• Será que vai introduzir substâncias irritantes ou gases químicos potencialmente prejudiciais?




• Será que eu preciso usar produtos químicos para limpar ou manter a minha casa limpa?




• O processo da colheita ou de produção é seguro e saudável para os trabalhadores?




• Existe uma maneira segura de reutilização, reciclagem ou descarte quando eu terminar com ele?


É fácil ser verde nestes dias e, um pouco de pesquisa vai levar você a boas alternativas ambientalmente saudáveis. A vida do seu cão, para não mencionar a sua própria ea da sua família, será muito melhor.




Materiais de revestimento Verdes
Muitos tipos de materiais de revestimento podem ser considerados verdes, incluindo:


Madeira


Existem basicamente dois tipos de madeira: resinosas, que vêm de árvores de crescimento rápido como o pinho e o abeto e folhosas, como o carvalho, maple, teca, etc  Certifique-se de toda a madeira é certificada pelo órgão competente e não vem de arvores centenárias ou próximas da extinção . O melhor mesmo, é usar o reciclado da madeira. O revestimento de madeira é fácil de limpar com produtos simples, como água e vinagre. Só use selantes de baixo VOC e à base de plantas.


Bambu


Há mais de mil diferentes espécies desta erva lenhosa de rápido crescimento. É mais forte do que a maioria das madeiras, e, como a madeira, pode ser lixada e reutilizada várias vezes. (Felizmente, o tipo utilizado para o revestimento não é o tipo que os pandas usam para se  alimentarem.) Após a colheita, els rapidamente se regenera. DICA: Mesmo se o revestimento vem de fábrica-acabados, os especialistas recomendam selar-lo para protegê-lo da água da bacia de água do seu cão que muitas vezes transbordam.


Linóleo


Feita a partir de óleo de linhaça, um subproduto do linho (Oleum Lini). É antibacteriano, tornando-o ideal em cozinhas e banheiros. É também anti-estática, por isso repele a poeira e sujeira. Ela vem em uma grande variedade de cores e, mesmo que ele sofra combustão, devido à oxidação do ácido lineolic, é menos prejudicial do que o vinilo e é considerado como sendo mais amiga do ambiente.


Cortiça


Da casca externa da árvore sobreiro (Quercus suber). A casca natural cai e volta a crescer cerca de uma vez por década, deve se ter cuidado para a colheita não prejudicar a árvore. Esse material resiste a podridão e mofo e funciona como um grande absorvedor de som e isolante. Também adiciona um amortecimento extra e "salto" para a etapa, ótimo para o cozinheiro de longa data e para bolas de arremesso!

Outros materiais de revestimento a considerar são o concreto, tijolo, telha (porcelana, cerâmica e vidro), tijoleira e pedra.

Evite Vinil!
Apesar de seu baixo custo e grande variedade de cores e padrões são uma escolha piso popular, cloreto de polivinila (PVC) continua a ser objecto de controvérsia considerável. Sua produção libera um tóxico extraordinariamente perigoso a saude de qualquer ser vivo -Dioxina- e muitos outros perigos , incluisive na construção de redes saudáveis, considere PVC como sendo um dos "materiais de consumo produzidos ambientalmente mais perigosos."

O material verde vai custar mais?
Não tema. Muitas características ecológicas de construção e produtos custam o mesmo que, ou até menos do que, suas contrapartes convencionais. Outras alternativas verdes podem custar mais caro, mas o resultado no ano de poupança após ano, eficiência energética upgrades, por exemplo, normalmente pagam o custo, reduzindo a sua fatura mensal de energia.

Aqui estão dois lugares para começar a sua investigação. Se você está pensando em remodelação ou em  outros projectos de grande envergadura, visite greenbuilder.com. Para obter dicas sobre cuidados em casa, visite care2.com/healthyliving.

 

GLOSSÁRIO
Certificadas pelo FSC
O Forest Stewardship Council é uma organização internacional cujo processo de certificação oferece aos consumidores a garantia de que a madeira foi extraída de florestas e plantações bem manejadas. Certifique-se de procurar o selo do FSC na compra de madeira. fscus.org

LEED Verde Sistema de Classificação de Edifícios
Um padrão nacional estabelecido por membros do Green Building Council nos EUA, fornece uma estrutura para avaliar o desempenho do edifício e a sustentabilidade. É um acrônimo para Liderança em Energia e Design Ambiental. usgbc.org

Gás de combustão
A liberação de vapores a partir de um material; muitos materiais em casa liberam gás de combustão de formaldeído e compostos orgânicos voláteis (VOCs). DICA: madeira compensada Interior emite ureia-formaldeído (cancerígeno)-em vez disso, use grade exterior de madeira compensada.

Recursos Renováveis ​​rapidamente
Não contribuem para o desmatamento, em vez disso, use produtos feitos a partir de recursos renováveis que ​​rapidamente se regeneram mais rápido do que a demanda por produtos de bambu e a cortiça, por exemplo.

VOCs
Os compostos orgânicos voláteis são uma série de substâncias químicas que ficam no ar, ou são voláteis, à temperatura ambiente. Eles são encontrados em conservantes de madeira, tintas, sprays, colas, produtos de limpeza e desinfetantes, repelentes de traça, roupas lavadas a seco, e até mesmo purificadores de ar. VOCs são uma importante fonte de poluição do ar interior, e a sua exposição pode causar sintomas que vão desde irritação nos olhos, náuseas e dores de cabeça; só de pensar como o seu cão vai se sentir mal ficando muito "mais perto" dessa substância perigosa: escolhendo um produto com VOC à base de água, você pode realmente reduzir ou até eliminar, essa preocupação.

Pintura
Aqui está uma lição de química rápida. Nem tudo com "orgânico" em seu rótulo é realmente bom para nós. Quando entramos em um quarto recém-pintado, a primeira coisa que notamos, além da linda cor é o cheiro, que vem em grande parte compostos orgânicos voláteis, produtos químicos adicionados à tinta para acelerar o tempo de secagem. Escolha tintas de baixa ou isentas de VOC; tinta plana interior com o nível de VOC de 50 gramas por litro ou menos, e dor não-plana interior com 150 gramas por litro ou menos. O Conteúdo de COV deve ser mencionado na embalagem. Nota: que baixo odor não significa baixo VOC, alguns fabricantes usam fragrâncias para mascarar o odor da tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.