quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cães e Gatos, amigos? Hummmm...Não!

Já ouvi e também cheguei a contar muitas estórias sobre esse relacionamento. O fato é que, Leona odeia gatos, nenhum deles conseguiu viver muito tempo conosco depois que ela chegou lá em casa; ela colocou todos para fora! E na semana passada, recolhemos uma gatinha cega e com a patinha quebrada... não tivemos alternativa; vamos castrá-la e ela (se for persistente como DOM), vai ficar! Por isso, encontrei esse artigo que deixa tudo muito claro.
 
 
Podem os gatos e cães se  entenderem?
Você já ouviu as histórias animadoras: Cão que gosta de gato. Gato que adora cachorro. Vivem juntos e são melhores amigos para sempre.
Mas o mundo real é uma história diferente, os especialistas em  animais dizem. Se você está trazendo para sua casa um novo gato quando  já cria um cão, ou vice-versa, vale a pena lembrar que os gatos são de Marte, os cães são de Vênus.
 

"Há uma razão pasra não existirem parques de gato", diz Pam Johnson-Bennett, especialista em comportamento animal e autor de oito livros, incluindo Pense como um gato. "Os gatos não se mexem até um gato estranho dizer: 'Ei! Vamos brincar. "A maioria dos gatos são essencialmente solitários e territoriais, um fenômeno enraizado na sua ascendência selvagem. Felinos reivindicam seu território, e lutam ferozmente contra invasores, eles precisam de uma "casa" para estar em um  lugar previsível e seguro. O que isso significa quando se trata de introduzir cães e gatos? A seguir estão algumas sugestões que podem fazer o objetivo mais bem sucedido.
Leve-o lentamente. "Se eu sou um gato e um cão novo está chegando pela porta, eu estou pensando, 'invasão'" Johnson-Bennett diz. "O gato não sabe se o cão é amigo ou inimigo." Contenha o cão na coleira e sempre fornecer ao gato  uma rota de fuga. "Os gatos precisam ficar longe", diz o comportamentalista animal Sarah Wilson, autor do blog, My Puppy Smart. "Isso ajuda a usar portas com portinholas para animais, apenas para dar ao gato um lugar seguro para correr." Um tronco de uma  árvore onde ele fique bem  instalado vai dar a ele, uma rota de fuga vertical, que muitos preferem.
Se você está trazendo um novo gato em uma caixa de transporte, não deixe o seu cão correr até a transportadora gato. Em vez disso, levar o gato para seu próprio quarto seguro, se possível e, deixá-lo esconder enquanto ele precisa. "Eu tive gatos que ficaram no armário  por meses", Wilson observa. "Eles saíam à noite e delimitavam seu território, enquanto o cachorro permanecia no quarto de dormir com a porta fechada. E estava bem. "
O especialista em comportamento animal Shaughness Chris, autor de Cães moinho do filhote de cachorro FALA!, recomenda esfregar um pano ou toalha sobre o seu cão, em seguida, deixar o seu gato cheirar o pano. "Se o gato fizer barulho, nunca repreender", diz ela. "Basta falar com muita calma e feliz:" Este é o seu novo amigo. Não tenha medo. "
Catnip e guloseimas vãoajudar, especialmente no início. "Eu recompensava o cão sempre que ele se concentrava em mim e relaxava", diz Johnson-Bennett. "O cão entende que ele vai trabalhar comigo, ele não vai ter que  correr atrás do gato."
Embora ao longo do tempo, a maioria dos cães e gatos tenham se tolerado, às vezes eles esquecem completamente à idéia de co-habitação. "Em algumas familias  os cães e gatos são separados", diz Shaughness.   "Nada contra. Os animais têm suas preferências assim como nós. Nós só precisamos ter certeza de que a experiência está sendo positiva"

E você?  Já teve essa experiência? Conte pra gente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.