terça-feira, 29 de maio de 2012

Cardiomiopatia Felina


Muitas vezes nos surpreendemos quando o nosso animal de estimação aparece com uma doença séria, tão de repente! Fique esperto, a doença vinha se desenvolvendo e você não percebeu; os animais não são como  nós humanos que sentimos e relatamos os sintomas - eles não falam - mas o comportamento se altera. Preste atenção ao seu gatinho, ele pode estar seriamente doente e você não notar!

O Artigo da Dra. Becker me esclareceu bem sobre essa doença, espero que seja de grande valia para outras pessoas. Caso prefira em inglês pode encontrar aqui.

Boa Leitura


Cardiomiopatia Feline
Dr. Karen Becker

Cardiomiopatia soa como uma palavra de fantasia. Mas, realmente, "cardio" - coração, muscular em latim é "mio" e "patia", que significa doença - coloque todas essas coisas juntas e, você descobre "cardiomiopatia", que é doença do músculo cardíaco. Existem diferentes tipos de cardiomiopatia hipertrófica, incluindo cardiomiopatia, cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia restritiva e Cardiomiopatia Hipertrófica Feline (HCM - Hypertrophic cardiomyopathy).

A cardiomiopatia hipertrófica é uma doença cardíaca que acomete os gatos. Doença  comum em gatos, mas raramente visto em cães, que adquirem mais a cardiomiopatia dilatada. A palavra "hipertrófica" significa espessada, sendo uma  condição onde as paredes e ventrículos do coração tornam-se demasiadamente espessas ou hipertrofiadas. Várias outras doenças também causar espessamento da parede ventricular esquerda, incluindo estenose aórtica, hipertireoidismo e hipertensão arterial sistêmica.
A HCM é diagnosticada quando outras doenças tenham sido  descartadas, pois a HCM é muitas vezes hereditária. Na verdade, existe um teste disponível atualmente para um gene específico mutação nas raças Maine Coons e Ragdolls. Mas infelizmente, outros gatos de raça pura, como persas e orientais, americanos cabelos curtos – estão predispostos a desenvolverem essa doença. Mas, acredite ou não, é o gato de casa  que é mais comumente diagnosticado com HCM. Os gatos geralmente desenvolver CMH na meia-idade, mas a doença pode ser encontrada em gatos de qualquer idade.

Como acontece a  HCM
Sempre que você trabalha um músculo, ele cresce; isso é uma coisa boa, certo? Depende, será ao contrário se esse músculo for o coração e que esteja se tornando grande.

O espessamento que ocorre na HCM não é normal. A gravidade dessa condição, depende da espessura da parede muscular.
Alguns gatinhos desenvolvem apenas um leve espessamento, já outros têm uma forma muito mais significativa da doença.
À medida que a HCM progride, a estrutura do coração é alterada e a sua  função cardíaca também é afetada. As paredes do músculo ao se espessarem perdem a flexibilidade e, dessa forma , o ventrículo esquerdo não pode mais relaxar ou alongar de forma eficiente para se encher de sangue. Isso pode causar um sopro no coração. As válvulas não crescem como o músculo cardíaco então, tornam-se deficientes, causando uma acumulação de sangue no átrio esquerdo, empurrando o  fluido de volta para os pulmões e na cavidade torácica, o que faz com que, em última análise aconteça a insuficiência cardíaca congestiva.
Em alguns gatos - felizmente não muitos - o espessamento do coração faz com ocorra uma  arritmia que pode causar morte súbita. Alguns gatinhos desenvolvem tromboembolismo aórtico felino - um coágulo sanguíneo que se forma na aorta causando um bloqueio do fluxo de sangue, geralmente, para as pernas traseiras. Desnecessário dizer, que isso faz surgir uma paralisia súbita, com dor intensa, levando muitas vezes, a morte.

Sinais e Sintomas
Os sintomas da HCM variam e dependerão, em certa medida, da gravidade da doença. Gatos com doença leve não necessariamente têm sintomas. Mas em um gatinho com HCM significativa, geralmente há alguns sinais que você seria capaz de perceber.
Como sabemos, a maioria dos gatinhos doenças escondem  muito bem o que sentem, então até que essa condição se agrave, mesmo em um gato com a doença significativa, pode não apresentar nenhum sinal, mesmo muito leve, para que seja um indicativo da doença cardíaca.
Em gatos com sintomas óbvios, é bom observar - desconforto respiratório causado por insuficiência cardíaca congestiva ou paralisia da perna, devido à coágulo de sangue.
Gatos que sofrem de insuficiência cardíaca congestiva não tossem como as pessoas ou cães. Na verdade, em vez disso, tendem a ter respiração boca aberta ou até mesmo ofegante. Você precisa observar, mesmo para o esforço de exercício, têm dificuldade em percorrer uma distância sem ter que parar e se recuperar.

Diagnóstico
Filhotes com HCM, têm muitas vezes um problema na válvula mitral . Este movimento anormal da válvula obstrui o fluxo sanguíneo e pode resultar em uma ruído  que pode ser ouvido com um estetoscópio. Às vezes, o seu veterinário pode constatar esta condição no início apenas por ouvir esse ruido.
Um gato com HCM com dificuldade para respirar ou sem movimento traseiro das pernas devem ser vistos imediatamente por um veterinário, para que possa receber o tratamento necessário  como a terapia de oxigênio, medicação anticoagulante, ou medicamentos para a dor.
A melhor maneira de diagnosticar HCM é com ultra-son não-invasivo, que também é chamado de ecocardiograma do coração. Isto é feito com um contraste e Doppler espectral com imagem, que é realmente  tridimensional para visualizar a estrutura e função do coração. Um eletrocardiograma ou eletrocardiograma e raios-X podem contribuir para o diagnóstico, mas não deve ser utilizado isoladamente para diagnosticar esta condição.

Sobre a medicação?
No momento, não há cura para o HCM. As alterações que ocorrem no músculo do coração são permanentes. Mas se o seu HCM está ocorrendo por causa de uma questão secundária subjacente, o tratamento da doença primária pode resultar na resolução parcial ou completa do HCM
Sintomas.
Inibidores da ACE e diuréticos são utilizados para tratar a insuficiência cardíaca congestiva em gatos. Em casos do acúmulo de líquidos grave na cavidade torácica, o veterinário pode precisar remover o fluido com um cateter para ajudar o gato a respirar melhor. Drogas que pretendem reduzir os coágulos sanguíneos são, às vezes, usados em pacientes que estão em risco de tromboembolismo.
Estes medicamentos devem ser monitorados de perto para evitar hemorragia e não há nenhuma garantia de que os coágulos de sangue não se  formarão mesmo utilizando-se esses medicamentos.

Recomendações Holística da Dra. Becker

Eu prefiro  usar um suplemento natural chamado nattokinase que reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos no lugar dessas drogas anti-coagulantes. Nenhuma droga é comprovadamente  eficaz para melhorar a função cardíaca em pacientes com HCM. Muitas vezes, estes filhotes não são tratados até que a insuficiência cardíaca congestiva se desenvolve.
 
Eu vejo muitos gatinhos com esta desordem e que tiveram sucesso excelente, não só retardando a doença, mas, na verdade, melhorando as intervenções  repetidas com ultra-sons utilizando-se um combinação de ubiquinol e alguns aminoácidos, incluindo taurina, L-arginina, e acetil L-carnitina. Eu também uso algumas ervas como o espinheiro.

Como esta doença,  na minha opinião, está enraizada realmente com  deficiências dietéticas de proteína pura, eu recomendo fortemente a todos os meus pacientes , em primeiro lugar, o consumo de proteína de primeira qualidade, eliminando da dieta, todos os grãos e carboidratos desnecessários que os gatos não precisam.

O prognóstico para os gatos com HCM é altamente variável. Alguns gatinhos desenvolvem apenas um leve espessamento pouco comprometendo a função cardíaca, enquanto outros gatinhos desenvolvem realmente um  quadro significativo da doença.  A HCM pode progredir rapidamente durante um período de meses ou pode realmente progredir muito lentamente ao longo de vários anos. Um caso leve pode permanecer inalterado por muitos anos e, de repente avançar e se tornar grave.
O risco de insuficiência cardíaca congestiva depende da gravidade da HCM. Gatos com coração fraco tem um prognóstico ruim, por isso a minha recomendação é começar um protocolo de apoio o mais rapidamente possível. Um diagnóstico precoce e um protocolo pró-ativo garantem aos gatos uma maior e
melhor oportunidade de diminuir progressivas mudanças cardíacas e manter uma excelente qualidade de vida. Cuide do seu gatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.