segunda-feira, 14 de maio de 2012

Carrapatos e Doenças Transmitidas por eles

 Eu já falei aqui muitas vezes sobre Carraptos! Nossa, como já sofri com eles..., até perdi um caõzinho muito querido por conta desse "bichinho", tão pequeno mas tão perigoso.
Por isso, hoje trago-lhes um artigo esclarecedor sobre o assunto e merecedor de crédito. Uma coisa é certa - ACABE COM ELES!




Os carrapatos são encontrados em quase todas as partes do mundo e são especialmente prevalente em áreas quentes e, são vetores de várias doenças em cães, incluindo:
  • A febre maculosa
  • Erliquiose canina
  • Babesiose canina
  • Hepatozoonose Canina
  • A doença de Lyme
No caso da doença de Lyme e Febre Maculosa das Montanhas Rochosas, as duas podem também serem transmitida aos seres humanos e aos gatos; os carrapatos podem transmitir diferentes formas de erliquiose, babesiose e hepatozoonose que pode afetar os seres humanos e outros animais.

A saliva de carrapatos também pode produzir uma reação de hipersensibilidade alérgica e, no caso das  fêmeas do carrapato madeira, carrapato  estrela e carrapato Costa do Golfo, uma doença chamada caraccterizada pela paralisia.  No cão, os carrapatos  machos são do tamanho de uma cabeça de fósforo e as fêmeas podem  se expandir para o tamanho de uma ervilha após uma refeição de sangue. Carrapatos são muito menores - aproximadamente do tamanho de uma cabeça de alfinete.


Os carraptos  não correm ou  saltam como as pulgas fazem, mas  lentamente. Eles sobem até a grama e as plantas e fixam as pernas até que passe algum animal  hospedeiro. Quando um animal de sangue quente passa, o carrapato adulto rasteja sobre eles e começa a se alimentar.

Os carrapatos podem se prender a qualquer parte da pele do cão, mas são comumente encontrados ao redor das orelhas, entre os plantares e, às vezes nas axilas. Um cão gravemente infestado pode ter centenas deles por todo o corpo. Durante a alimentação, a saliva do carrapato pode penetrar no corpo do hospedeiro com o sangue,  transmitindo as doenças. 

Os machos e fêmeasse acasalam sobre a pele do cão, após a fêmea se alimentar de sangue;  depois ela cai e vai por os ovos. Isto ocorre geralmente de 5 a 20 horas após o cão ser atacado pelo carrapato. Assim, a remoção imediata de carrapatos é um método eficaz de prevenir doenças transmitidas por eles.
os carrapatos podem deixar um cão e transferir para as pessoas, embora isso não seja comum. Uma vez se  alimentando em um cão,  vai se alimentar até quetermine seu ciclo e  não vai procurar um segundo hospedeiro.

Como tratar

Sempre examinar o seu cão depois de caminhar em áreas infestadas por carrapatos. Se você encontrar apenas um ou dois, a melhor coisa a fazer é removê-los. Tenha em mente que o sangue de carrapatos pode ser perigoso para as pessoas. Portanto, não esmague ou esprema um carrapato com seus dedos. Antes de retirar o carrapato, colocar luvas de borracha ou descartáveis.
Carrapatos que não estão ligados à pele são facilmente removidos com um par de pinças. Há também dispositivos especiais para a remoção segura, que estão disponíveis  nos mercados pets.Uma vez removido, o carrapato pode ser morto quando colocado em álcool.

Você deve ter cuidado se você encontrar um carrapato com a cabeça enterrada na pele, porque a cabeça pode soltar e ficar presa. Segure firmemente o carrapato com uma pinça ou um dispositivo de remoção do carrapato, o mais próximo possível do corpo do cão quanto possível, sem beliscar a sua pele, então retirá-lo.
Use a pinça para colocar o carrapato em uma jarra ou prato de plástico com um pouco de álcool. Selá-lo bem e jogar no recipiente do lixo ao ar livre ]. Não jogue no sanitário, porque o carrapato irá sobreviver à viagem e infectar outro animal. Lave as pinças cuidadosamente com água quente e álcool.

Se a cabeça ou boca permanecer incorporadas na pele, voc~e  vai notar vermelhidão e inchaço é susceptível de ocorrer no local da picada. Na maioria dos casos, esta reacção apaga-se em dois a três dias. Um pouco de pomada antibiótica ajudará a prevenir essas infecções da pele. No entanto, se não o faz - ou se a vermelhidão parece estar ficando pior - consulte o seu veterinário.

Se o cachorro tem muitos carrapatos, o tratamento envolve um banho de  inseticida que contém piretrinas naturais ou sintéticos indicados para carrapatos ou um organofosforado. Certifique-se de eliminar todos os carrapatos a partir do local onde o seu cão vive.
Os carrapatos que entram nos canais auditivos, devem ser removidos por um veterinário.

Previna

Carrapatos devem ficam presos a pele durante várias horas antes de transmitir doenças. Portanto, se você eliminar todos os carrapatos imediatamente após o seu cão andado por locais suspeitos, vai prevenir muitas infecções transmitidas por esses bichos.

As coleiras para carrapatos  contendo amitraz são bastante eficazes no controle . Mas só têm eficácia por até três meses, e não devem ser utilizadas em cachorros com 12 semanas de idade e não deve ser usado em cães que convivam com crianças - O Frontline, é um produto indicado para controlar, matar a maioria dos carrapatos por até 30 dias após uma única aplicação. Considere usar este produto junto com um colar de carrapato amitraz durante a época da infestação. Outra opção é Certifect, dos criadores de Frontline, que contém amitraz e começa a matar carrapatos dentro de 6 horas. Advantix é outro tópico que o produto pode repelir e matar algumas espécies de carrapatos. Consulte o seu veterinário para encontrar o produto correto para seu cão.
 
 Consulte sempre o seu Vaterinário, só ele vai poder lhe indicar o tratamento mais eficaz para seu peludo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.