quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cães reconhecem pessoas boas


É fácil saber quando um cãozinho vai com a nossa cara - Photo: ALAMY
Crédito: Photo: ALAMY

É fácil saber quando um cãozinho vai com a nossa cara
Crédito: Photo: ALAMY
Meu pai dizia (e ele conhecia a alma dos cães!), que os animais reconheciam a alma das pessoas, ou seja, sabiam por instinto se elas iriam ou não praticar atos ruins.
Eu tenho observado, ao longo dos muitos anos que convivo com cães e gatos, que essa afirmação é verdadeira; eles sabem ou sentem quando você está triste, alegre, cansado ou doente.
No artigo  abaixo que encontrei no http://petmag.uol.com.br/comprovei a afirmação do meu pai.

"Dra. Monique Udell e sua equipe, da Univerdade da Flórida, realizaram diversos experimentos envolvendo cães domesticados e também seus semelhantes, os lobos.
Dois pares tiveram a oportunidade de implorar por comida, um deles para pessoas atentas aos seus pedidos e outro a pessoas que ignoravam a solicitação.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que lobos, assim como os cachorros domesticados, são capazes de obter sucesso nesta tarefa escolhendo apenas se aproximar de pessoas atentas aos seus “olhinhos pidões”.
Isso demonstra que ambas as espécies – domesticados e não domesticados – têm a capacidade de se comportar de acordo com o estado de atenção dos humanos.
Portanto, pode-se considerar que eles nascem com esta habilidade, apesar de lobos terem menos prática e cachorros terem ganhado mais experiência com os inúmeros mimos recebidos durante o jantar.
Cachorros têm se tornado ainda melhores conforme passam mais tempo ao lado dos humanos. Cães de abrigos não se mostraram tão desenvolvidos quanto pets bem-amados, revelando que a exposição a humanos permite melhorar suas habilidades de “leitura”
Isso é bem verdade, meus cães, sempre me escolhem para pedir - nunca ao meu marido - "Toda Formiga sabe a folha que corta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.