quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jardins e cães - parceria possível?

Jardim orgânico, pelo planeta e por seus cães.
 
Todas as vezes  que visito a minha sogra (ela mora com a minha cunhada), encontro os cães da casa presos lá no fundo do quintal, de onde quase nunca saem; o motivo? Eles fazem buracos na grama e  o dono da casa (vejam que maldade!), ameaça soltá-los na rua. Isso vem me constrangendo muito, não sei se é porque não dou muito valor a isso, ou porque amo demais os meus cães para fazer tal absurdo. Pensando nisso, encontrei algumas dicas sobre essa "convivência"      - animaisXvegetais e, se posso fazer alguma coisa por eles, que são muito mais humanos do que aquele que se diz assim.
Com boa vontade e um minimo de trabalho é possível manter essa convivência em perfeita harmonia.

Delimite Canteiros.  Proteja as  plantações das patas e caudas balançando. Os cães podem ser ensinados onde está permitido eles andarem  e onde não está.
 
Cavando, Encontre ou separe um local onde seus cães possam praticar suas habilidades de escavação sem construir túneis. Você pode levá-los até o local, enterrando um bom pedaço de osso (eles precisam ver você fazer isso!).
 
Deixe uma planta livre de "patrulhamento"  torno do perímetro do seu quintal, os cães, instintivamente, não passam por fronteiras.
 
Contrua uma barreira em torno das plantas da família das solanáceas, incluindo tomate, berinjela e batata; sua folhagem e talos contêm alcalóides perigosas que podem matar um cão. Dedaleira (Digitalis purpurea), beladona (Atropa belladonna), Larkspur (Delphinium ajacis) ter efeitos tóxicos sobre o coração e circulação. Quando os cães comem grandes quantidades de cebolas, podem sofrer a destruição das células vermelhas do sangue. Folhas de ruibarbo (Rheum rhabarbaram) contêm ácido oxálico. Em quantidade, o que danifica os rins.
Evite coberturas de cascas de cacau; seu cheiro de chocolate as torna atrativas, mas contêm teobromina, que é tóxico para cães.
Evite plantas que produzem amendoas nas áreas utilizadas pelos cães; tanino é uma toxina para os caninos; nozes mofados também são um problema. Evitar árvores com cascas tóxicos, tais como cereja (contém cianeto, como componentes). E, algumas árvores de frutas com caroço duro (damascos, ameixas) podem fornecer matéria-prima para a obstrução dos intestinos.
Não use metaldeído contendo isca para caracóis, que é altamente venenoso para cães e gatos.Uma barreira de cobre é uma boa alternativa; lesmas e caracóis são impedidos de atravessá-la pela carga positiva da fita elétrica minúscula.
Proteger as árvores novas, especialmente se você tiver um cão macho. Certifique-se de lavar com frequência o tronco e o solo com água fresca. Ou, garantir uma proteção contra respingos de cobre ou galvanizado com altura adequada e circunferência ao redor da árvore em desenvolvimento nos primeiros dois anos para desviar a atenção indesejada de seu filhote.
Canteiros são uma solução excelente. Os cães podem ser ensinados onde está permitido e onde eles não são. Quanto mais evidente for a distinção física entre essas áreas, mais fácil o treinamento. Cercas  são ótimas; meu vizinho instalou uma, usando telas de arame - ficou excelente e o jardim dele, bem protegido.. Um jardim mais elevado requer solo extra e as alterações nos primeiros anos, mas os resultados valem os esforços e os gastos iniciais. Você vai ensinar seu cão não saltar para o jardim (com um pouco de treinamento). Mas se você não se interessou por nenhuma dessa dicas - fica um conselho: NÃO CRIE ANIMAIS - SÓ VEGETAIS!
Você tem alguma dica sobre o assunto? Faça um comentário sobre ela, talvez ajude alguém com esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.