terça-feira, 15 de maio de 2012

Terceira idade - os cães precisam se preparar.


Bolinha já tem 8 anos, já é um senhor maduro, já não salta quase voando de um lado para o outro, os anos pesam. Antes ele costumava a subir na mesa para dormir (aprendeu com um gatinho que vivia em sua companhia) e ali ficava esparramado. Subia na caixa do ar-condicionado para alcançar a janela e era lindo de se ver! Sei que daqui mais para frente, ele vai ficar mais limitado e procuro lhe proporcionar uma qualidade de vida mais conveniente com essa limitação trazida pela idade. Então hoje, trago um artigo interessante sobre alimentos para cães idosos e você que, assim como eu, tem o privilégio de conviver com um animal por muitos anos, vai gostar e aprender  a transformar a vida do seu amigo, muito mais confortável ao longo dos anos que com certeza ainda virão.

Exercícios suaves para cães mais velhos

"Só porque o seu cão idoso se move mais lentamente,do que quando era jovem,  não significa que ele deve parar de se exercitar. Cães idosos, especialmente aqueles com artrite, não só pode fazer o exercício  - como também, em muitos casos, eles devem se exercitar para ajudar a aumentar a flexibilidade e resistência, fortalecendo os músculos ao redor das articulações, e ajudando a evitar problemas de saúde causados ​​pela obesidade. Exercitar também a função intestinal , que é especialmente importante em cães idosos. E, já que a obesidade tende a fazer com que a artrite fique  pior, qualquer atividade que ajude seu cão a perder peso, pode aliviar os sintomas a longo prazo. Tente fazer exercícios de baixo impacto, como natação e caminhada moderada, com o seu velho companheiro."
(http://pets.webmd.com/dogs/guide/diet-nutrition) 

Se o seu cão está ficando mais velho e mais lento, você pode até achar que a culpa é do peso que ele ou ela ganhou; da mesma forma, você se o seu cão que tinha um apetite de leão agora parece ter perdido o interesse pela comida.
Quando um animal de estimação fica com idade avançada, os seus hábitos alimentares e necessidades dietéticas mudam.
Qual a idade que determina se seu cão já é idoso?
“Depende da raça e do peso corporal" diz Fred Metzger, DVM, Diplomate ABVP. "Raças grandes e gigantes envelhecem mais rápido do que cães menores."
Metzger - que possui a Metzger Animal Hospital em State College, Pensilvânia e é professor adjunto da Penn State University - diz a WebMD que, além de produzir fazer a diferença, os cães com excesso de peso também envelhecem mais rápido do que os cães magros.
Como regra geral, os cães são considerados mais velhos quando eles chegaram a metade da sua expectativa de vida, diz Mark Nunez, DVM, presidente da Associação de Medicina Veterinária da Califórnia 2009-2010 e proprietário de uma clínica veterinária em Van Nuys, Califórnia
Em geral, os "cães pequenos vivem a cerca de 15 a 20 anos de idade, enquanto cães maiores vivem a cerca de 12 a 15 anos.", Diz Nunez. Cães maiores são considerados mais velhos com cerca de seis anos e cães menores se tornam mais velhos em torno de oito ou nove.
Cães mais velhos precisam de uma nutrição especial?
“Cães idosos geralmente necessitam de menor teor calórico e dietas para ajudar a prevenir a obesidade - um problema enorme em idosos – sendo necessário uma maior quantidade de fibras nas dietas, para melhorar a saúde gastrointestinal ", diz Metzger.
"Com certeza,  a coisa mais importante para um cão idoso é a sua exigência de energia fica menor", diz Nunez. Com metabolismo mais lento, cães mais velhos são mais propensos a ficar acima do peso ou obesos.
Muitas empresas de alimentos para cães já oferecem formulações para os idosos ou seniors, Nunez recomenda, uma dieta de baixa caloria para cães mais velhos.
Se possível, os proprietários devem alimentar seus animais de estimação com os alimentos adequados ao seu estágio na vida. Mas alguns proprietários têm mais de um cão e preferem comprar apenas um tipo de alimento.
Nesse caso, os alimentos rotulados "multi-estágio" seria aceitável para filhotes, adultos e idosos. "No entanto fica difícil estabelecer quantidades  quando você faz dieta de" multi-estágio com vários animais”, diz Nunez. "Então, esses alimentos são a  minha segunda opção. Mas algumas pessoas simplesmente não podem separar os alimentos. O filhote vai entrar na dieta sênior e o cão sénior vai entrar na alimentação do filhote de cachorro.”
Metzger diz que quando se trata de lanches, você deve oferecer ao seu cão sênior aqueles saudáveis ​​e de baixo teor de gordura e baixo teor de sódio . Ao contrário do que muitos donos pensam,  os ossos e biscoitos de leite como oferecidos como  lanches, existem outras alternativas - "Os vegetais são muito bons", diz Metzger. "A maioria dos cães, gostam de pedaços de cenoura e fatias de maçã." Devemos, no entanto,  evitar uvas e passas, porque são prejudiciais aos cães.
“Os cães podem também precisar de mais água à medida que envelhecem. "A habilidade do corpo para manter o equilíbrio de água é reduzida à medida que envelhecem", diz ele. Então, fique atento – mantenha a tigela de água do seu cão sempre cheia e limpa; eles precisam de muita água.

Quais problemas de saúde podem afetar dieta de um cão sénior?

Se seu apresentou algum problema de saúde em seus últimos anos, você pode precisar da ajuda de um veterinário ou nutricionista veterinário para planejar uma dieta adequada. "Animais mais velhos, com condições específicas, como diabetes , insuficiência renal ou doença hepática podem requerer dietas especiais as quais somente um  veterinário vai poder auxiliar no tratamento de suas condições ", diz Metzger.
Cães com doença cardíaca devem  receber menos calorias nos alimentos do que um cão adulto jovem para se manterem com o peso baixo, bem como menor sódio nas formulações.
"O objetivo de uma dieta para diabéticos é o de retardar a absorção de um alimento", diz Nunez. “Isso é importante para cães com diabetes. Quando os alimentos são absorvidos lentamente, o açúcar no sangue tende a aumentar mais lentamente.
“Baixo teor de gordura, alta ingestão de fibra nos alimentos são indicados  para cães diabéticos,” diz Nunez. Consulte o seu veterinário sobre qual tipo de comida para comprar.
Alguns cães idosos também têm problemas com prisão de ventre , por isso uma dieta rica em fibras irá ajudá-los a regularizar essas funções.
Muitas dietas seniores possuem mais fontes de alta qualidade de proteína do que alimentos convencionais, isso ajuda a manter o peso corporal e a massa muscular sem colocar demasiada pressão sobre os rins.

Cães idosos podem tomar suplementos?

Muitos cães idosos lutam contra artrite e dores articulares. Para resolver este problema, muitos alimentos especiais para seniors contêm glucosamina e sulfato de condroitina, que Nunez diz poder ajudar nas articulações.
Metzger também diz que os proprietários que decidem dar ao seu cão suplementos de glucosamina e condroitina, devem usar formulações veterinárias, e nunca suplementos para humanos.
Embora esses suplementos possam ser úteis, cães com problemas nas articulações e artrite não devem usálos, diz Nunez. "As pessoas pensam que a glucosamina é a melhor coisa, mas a melhor coisa é a gestão de peso."

O que fazer quando um cão idoso se recusa a comer?

É comum que os cães mais velhos tenham o apetite reduzido, diz Nunez. Existem várias causas, p. ex., alguns cães têm problemas gastrointestinais que trazem em náusea, enquanto outros perdem o apetite por causa de câncer .
"Quando um cão recusa a comida", diz Metzger, "certificar-se com o veterinário se outros problemas de saúde subjacentes estão ocorrendo, tais como doenças dentárias, diabetes, doença renal ou câncer." Ele também diz que quando os cães perdem o interesse em alimentos secos , acrescentando água quente, caldo de galinha, ou uma pequena quantidade de alimento enlatado, ele pode despertar interesse tornando-se  mais atraente.
Refeições cozidas podem ser atraentes também. "Aquele cheiro aromatizante pode despertar o apetite  do cão", diz Nunez. Alguns proprietários alimentam seus cães com combinações de alimentos, como frango cozido e cevada ou cordeiro cozido e arroz.
As lojas de animais também vendem intensificadores de sabor para  serem adicionados aos alimentos. "Além disso, como último recurso, existem medicações - estimulantes de apetite - que pode ajudar os cães comem", diz Nunez.
“Mas esses tratamentos só devem ser usados depois que o seu  veterinário descartar a possibilidade de doenças graves,” diz Metzger.
Pelo sim e pelo não – fale com seu veterinário, use alimentos nutritivos e saudáveis e que não sejam difíceis de mastigam e digerir – eles merecem o nosso carinho e cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.