quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bolinha - um cão sensível!

Tudo bem com Bolinha, ele não está com a s glandulas anais infeccionadas, mas..., está com vermes! Já foi colhido material para exames e está sendo tratado. Mas afinal, como se dá essa contaminação? Bem, esse será o nosso assunto de hoje.

Não é algo agradável para se ver ou pensar, mas os nossos preciosos bichinhos pequenos podem ser contaminados por sers minusculos e repugnantes, que causam problemas de saúde são perigosos. Os vermes (parasitas), podem infestar o trato intestinal do nosso peludo, mas também é capaz de afetar outros órgãos. A maioria dos vermes são adquiridos de duas formas: Seu cão consome algo que contém o verme ou seus ovos (como fezes ou água infestada), ou ele é mordido por uma  uma pulga ou mosquito (vetores potenciais de propagação de doenças).
 
Independentemente do tipo de verme, o melhor remédio é a prevenção. Limpar o local onde seu cão deposita as fezes imediatamente, mantê-lo longe de dejetos (tampa do sanitário sempre abaixada) - não deixá-lo beber água de lagoas, rios ou lagos. Também é importante ter certeza de que ele receba tratamento preventivo para pulgas e carrapatos, bem como dirofilariose (existem ainda alguns medicamentos que combinam para combate dos três).  

Mas como você sabe se o seu cachorro tem vermes? No caso de um verme como a  tênia, é possível ver  pedaços do corpo do verme - nas fezes do seu cão. No entanto, na maioria dos casos, é mais provável que o seu cão apresente sintomas como diarréia, vômitos e letargia, mas esses sintomas tambémpodem apontar para uma outra causa diferente. Então, o veterinário terá de testar uma amostra de fezes ou fazer um exame de sangue para diagnosticar definitivamente se seu cão está com vermes e determinar o melhor tratamento.
 
Conhecer os tipos mais comuns de vermes e parasitas, que podem contaminar o seu cão, . não vai ser bonito e nem agradável, mas aprender como essas criaturas desagradáveis ​​atacam seu cão e quais os sintomas que determinam sua presença, vai lhe ajudar a identificar os sintomas e combater a infestação antes que se torne um perigo potencial. E, em alguns casos,  salvar sua vida.

Coccídios e Giardia: Parasitas protozoários

Existem dois tipos diferentes de vermes que podem penetrar no organismo do seu cão e causar alguns problemas sérios: coccidia e giárdia. Coccídeos é um organismo unicelular microscópico que causa uma infecção chamada coccidiose, felizmente não é comum. No entanto, se você tem um filhote de cachorro jovem, ele pode estar infectado, principalmente se vier de canis sujos e mal cuidados.. Os coccídeos podem também infectar cães mais velhos que têm sistemas imunológicos comprometidos, devido a outra doença. Os ovos são eliminados nas fezes de animais infectados e contaminam alimentos, água ou o ambiente. Depois eles são consumidos, os ovos eclodem em intervalos nos intestinos do cão. Eles também podem permanecer dormentes sem afetar o animal (mas continuam a eliminar os ovos nas fezes) e são ativados quando um cão sofrer um stress severo.

Uma vez que eles entram em ação, no entanto, estes protozoários pequenos, começam a fazer seu trabalho sujo, causando diarréia, fraqueza, falta de apetite, anemia e desidratação. A diarreia pode ter sangue e ser grave, causando a desidrataçãopodendo levar o animal  à morte. A maioria dos casos de coccidiose são leves, no entanto e são extimandos com sulfas e antibióticos. Uma boa higiene é a chave para a contenção e prevenção da coccidiose. Cuide para que seu cão fique longe das fezes dele e até das suas. Além disso, livre-se de roedores, baratas  na sua casa, porque as baratas e os ratos podem ser portadores. Se o seu cachorro é diagnosticado com coccidiose, limpe bem a sua área  usando uma solução de amônia 10%, de vapor ou água fervente.
 
A Giardia é outro maldito parasita protozoário - e, ao contrário de coccídios, pode afetar pessoas, bem como animais de estimação. No entanto, a giárdia é um pouco misteriosa. Nós não temos certeza de quantos tipos existem, e se o tipo que infecta cães pode infectar o homem e vice-versa. Alguns veterinários discordam sobre a melhor forma de tratar uma infecção (conhecido como giardiase). Giardia é muitas vezes transmitida por  via aquática, entrando no abastecimento de água através da contaminação por animais silvestres, cães e pessoas. Em vez de ovos, eles estão na forma de cistos que se ativam no intestino delgado. Em seguida, o parasita se divide, forma forma mais cistos e é eliminado nas fezes. Ambos os cães e as pessoas podem ter giardiase mas não apresentam nenhum sintoma. O sinal mais comum é a diarréia, que pode aparecer com sangue ou muco viscoso. Pode ser difícil  detectar,  alguns veterinários tratam de imediato se não houver outra causa óbvia para a diarréia. O tratamento mais comum é uma droga antiprotozoária. Proteja seu cão, não deixe que ele  beba água não tratada mesmo que aparentemente seja limpa.

O Verme do Coração: O  mais perigoso

Muito embora, todos os vermes dos quais falamos aqui, possam levar a morte quando de uma infestação grave, o verme do coração é, de longe,   o mais perigoso. Na verdade,  é o parasita mais mortal que pode afetar o seu cão . Esse parasita já foi encontrado principalmente em áreas quentes e úmidas e em cães que passam muito tempo na floresta, mas agora está contaminando os Estados Unidos. E tudo começa com a picada de um  mosquito.
 
Quando um cão é mordido por um mosquito infectado com larvas de dirofilariose, a larva penetra na pele e começa seu ciclo de vida, se locomovendo  através da corrente sanguínea do cão até chegar no lado direito do coração, assim como nos pulmões e ao redor dos vasos sanguíneos. Demora cerca de sete meses para para amadurecer. Se não for detectado, a crescente população de vermes adultos pode criar uma massa que bloqueia o fluxo sanguíneo e, finalmente, causar falência do órgão. Os vermes adultos também reproduzem descendentes chamados microfilárias que circulam na corrente sanguínea do cão, e pode ser sugado por um mosquito que pica o animal. Dentro de algumas semanas, a microfilária se desenvolve em larvas infectantes. A próxima vez que o mosquito picar outro cão, estas larvas são passados ​​ao longo do ciclo e começa tudo de novo.
 
Os cães infestados com vermes podem passar anos sem apresentar quaisquer sintomas de infecção, e podem viver por até sete anos. Um sinal precoce de infecção dirofilariose é uma tosse profunda e suave, que piora com esforço. À medida que o ciclo progride, o cão pode tornar-se letárgico, perder peso,  e tossir sangue. Nos estágios posteriores da dirofilariose, os cães podem reter líquidos e desenvolver insuficiência cardíaca congestiva. Sem tratamento, eles vão morrer.
 
A boa notícia é que as infestações dirofilariose são totalmente evitáveis. Seu veterinário pode recomendar uma preventiva - geralmente um comprimido mastigável mensal - que você proteja seu cão e não venha nunca a se preocupar  com esta doença mortal. Infestações de vermes do coração são diagnosticadas através de um exame de sangue e, o tratamento de um caso de grande contaminação é muito estressante. Consiste em várias injeções dolorosas baseada em arsênico, que matam e acabam com os vermes adultos em pedaços minúsculos. Um cão em tratamento  deve ser mantido confinado e tranquilo, porque os pedaços de vermes podem bloquear os vasos durante o exercício extenuante e causar a morte.
Muitos  medicações preventivas para vermes do coração também protegem contra infestação de outros vermes, inclusive tênias e tricurídeos. Em seguida, veremos como picadas de pulgas e apenas estar no lugar errado na hora errada pode levar a infestação de mais vermes intestinais.

Tapeworms e whipworms

  Picadas de Pulgas já são são ruins o suficiente, mas você sabia que a pulga também pode transmitir vermes para o seu cão ? A cabeça da tênia tem ganchos que se fixam no  intestino do cachorro onde começa a produzir uma série de segmentos, resultando em uma só lagarta com um comprimento que pode variar de alguns centímetros a vários metros. A forma mais comum de diagnosticar a solitária é descobrir esses segmentos - que se parecem com grãos de arroz - nas fezes do cão ou agarrados à pele ao redor do ânus d. As pulgas comem os segmentos secos e os ovos amadurecem em larvas dentro delas. Então a pulga morde o cão e o ciclo começa novamente.
Os ovos da solitária são derramadas nos segmentos, um exame de fezes pode facilmente perder uma infestação. Cães jovens com infestações tênia podem ter diarréia e vômito. Alguns cães com infestação de tênia no ânus (arrastam suas extremidades traseiras no chão), mas é mais provável que eles estejam com  uma glândula anal infeccionada. Se você suspeitar de uma tênia, olhar para os segmentos nas fezes do seu cão. Seu veterinário pode fornecer uma pílula que mata a desparasitação a tênia. Para evitar uma infestação, em primeiro lugar, certifique-se seu cão está em dia com uma medicação de controle de pulgas,
Ele também pode se contaminar por  comer carne crua ou roedores infestados, portanto, evite alimentos crus e não o deixe perseguir ratos.
 
Os vermes finos estão também nomeadas para sua aparência. Eles são finos com uma protuberância em uma extremidade, e se parecem com chicotes minúsculo. Os cães se contaminam no ambiente, com fezes de outros animais. Os ovos eclodem em seu trato intestinal, onde os vermes se fixam a parede do intestino grosso e começarma produzir ovos  novamente. Como outros tipos de vermes, esses vermes normalmente só causam sintomas graves em cães jovens ou imuno-comprometidos. A infestação pesada pode causar anemia, diarréia ou perda de peso. Em casos raros, pode levar à morte.
Mais uma vez, o tratamento é um medicamento simples, geralmente repetido pelo menos uma vez, para capturar quaisquer vermes recentemente eclodidos antes que eles reinfestem o cão. Como os ovos são eliminados nas fezes do cão infectado, a prevenção é uma questão de bom senso e cortesia comum. Pegue o seu cão e manteha-o longe das fezes de outros cães. Regulares exames de fezes - duas vezes por ano é o melhor - acabe com vermes finos antes que fique fora de controle.

As lombrigas e ancilostomídeos

Lombrigas são a infestação por vermes mais comum em cães, especialmente filhotes. Seus ovos são encontrados no solo - graças às fezes de cães infectados -, onde podem sobreviver por anos. Filhotes também pode obter os ovos através do leite materno ou mesmo  pela placenta ainda no útero. Os adultos podem carregá-los sem quaisquer sintomas. Filhotes infectados no entanto, pode vomitar, ter diarréia e perder peso. Às vezes eles têm uma barriga grande e, se há uma infestação grande, não se desenvolvem ou têm um revestimento fraco e sem brilho.
As lombrigas têm um ciclo de vida estranho. Depois de alguns goles do cão, os ovos, os ovos eclodem em larvas. O passeio de larvas através da corrente sanguínea para os pulmões e daí até a traquéia, onde são engolidos novamente, voltam para o intestino e, finalmente, tornar-se vermes adultos maduros. Esses vermes adultos podem ser vistos, por vezes, nas fezes, contorcendo-se como fios de espaguetes. Tal como acontece com outros tipos de vermes, o tratamento consiste de uma pílula desparasitação que mata os adultos. Exames de fezes regulares pedidos pelo seu veterinário devem detectá-los. Mais uma vez, oferecer água de boa procedência ao cão, é a melhor maneira de prevenir uma infestação.
Ancilostomos são semelhantes ás lombrigas em uma série de maneiras: eles geralmente afetam filhotes (embora cães adultos possam tê-los, também) e,  podem ser passados ​​no leite da mãe. Larvas de ancilostomídeos, porém, podem mesmo entrar através da pele. E uma vez no intestino delgado do cão, eles se fixam  sobre a parede intestinal, absorvendo o tecido e de sangue. Um dos sinais clássicos de infestação ancilostomíase é fezes alcatroadas, escuro, ou com sangue. Em casos sérios de ancilostomíase, os cães sofrem de anemia grave e podem morrer. Ancilostomídeos também pode causar doença de pele e infecções em humanos.
Como a maioria dos outros vermes intestinais, os ancilóstomos são diagnosticados através do exame uma amostra de fezes sob um microscópio. Se o seu veterinário encontrar ovos de ancilostomídeos, provavelmente irá prescrever medicação para matar os vermes adultos. Tipicamente, isto é um dos mesmos comprimidos desparasitação que matam outros vermes, tais como lombrigas. A melhor prevenção para ancilostomíase é - mais uma vez - manter a higgiene e oferecer água de boa procedência. Quanto mais tempo as fezes de um cão infectado ficar  no local,  os ovos de ancilóstomos vão produzir mais larvas e encontrar o seu caminho sob a pele do seu cão.
Vermes são alguns dos piores parasitas que podem infectar seu cão. A boa notícia é que todos eles são facilmente evitáveis ​​se você seguir algumas regras simples: tome cuidado com o que seu cão consome, cuide bem dele , leve-o para exames regulares, e mantenha-o com os medicamentos fornecidos pelo seu veterinário para evitar que os vermes (incluindo seus hospedeiros, tais como pulgas) contamine-o  Siga esses conselhos e o   seu cão irá permanecer bem por uma longa vida.
 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.