quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MEGACOLON VOCÊ SABE O QUE É?

Criamos cães e gatos e isso é recorrente em nossa família. Alguns anos atrás, a minha sogra teve que levar as pressas, a sua gatinha que havia parido, ao veterinário para cirurgia (ela achava que ainda tinha ficado um gatinho na barriga). Depois de vários exames, o profissional detectou um Megacólon e realizou de imediato a cirurgia. Hoje ela já sabe os cuidados que deve tomar com seus bichanos - apesar do susto, ficou o ensinamento. Então hoje, vamos falar de Megacólon mais comum do que pensamos.
O texto abaixo é da Dra. Becker.

" Acontece quando uma grande quantidade de resíduos se acumula no intestino  aumentando muito além do seu diâmetro normal. O Megacólon é muito mais comum em gatos do que cachorros. Pode ocorrer em qualquer idade, raça ou sexo, no entanto, a maioria dos casos são vistos na meia-idade é de cerca de 5,8 anos.
O cólon é uma parte do aparelho digestivo que começa no ceco e termina no reto. O ceco é o ponto em que os intestinos delgado e grosso se encontram. A principal tarefa do cólon é armazenar temporariamente os resíduos durante a extração de água e sal, movendo as fezes até o reto, em preparação para sua eliminação.
No megacólon, os resíduos não passam para o intestino grosso normalmente. Por alguma razão, os dois pontos não liberam seus conteúdos.
Estudos recentes mostram que os gatos com megacólon parecem ter um defeito na capacidade dos músculos do cólon para se contrair. Isto faz o bloqueio da  passagem de gás e de resíduos através do cólon.
O megacólon é uma condição terrível em que o intestino grosso torna-se extremamente dilatado, tem mobilidade muito pobre e acontece um acúmulo de material fecal que o animal não pode eliminar do seu organismo.

Megacólon - congênito ou adquirido

O megacólon pode estar presente no nascimento ou  adquirido, o que é mais comum. Animais com megacólon congênito têm uma falta de função muscular normal suave através do intestino grosso, desde o nascimento.
É adquirido  quando o intestino grosso cronicamente retém as fezes,porque a água é completamente reabsorvida fora do cólon, tornando as fezes muito duras. Se estas massas de  resíduos permanecem por bastante tempo, o cólon e distende aumenta. Isso pode resultar em inércia do cólon irreversível, o que significa que o músculo liso do cólon fica tão esticado e fatigado que não trabalha na forma eficaz  para mover e desperdiçar  os resíduos até o reto.
Também pode ser resultado de certos fatores dietéticos, um corpo estranho no cólon, falta de exercício, e, para gatinhos, pode ser a falta da caixa de areia e / ou problemas de comportamento os impedem de evacuar normalmente
Outra causa pode ser defecação dolorosa devido a um abscesso da glândula anal ou um estreitamento do ânus. Também pode haver um canal estreitado na pélvis, resultante de uma fratura ou tumor que pode causar dor na defecação.
Também uma doença neurológica ou neuromuscular pode  impedir o animal de entrar na postura necessária para a eliminação, ou uma condição neurológica que afeta os nervos que controlam a defecacão.
Desordens metabólicas que resultam em baixos níveis de potássio ou de desidratação severa pode também ser um fator, como pode certos tipos de drogas. Há também idiopática megacólon, que significa que não se sabe a causa. Só começa a acontecer.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas de megacólon incluem constipação, obstipação, a eliminação freqüente, esforço para defecar seguido por pequenas quantidades de fezes, vómitos, perda de apetite e desidratação.
Megacólon é diagnosticado com base na história do animal e um exame físico. O veterinário irá encontrar um cólon muito duro à palpação do reto e encontrará impactos fecais durante um exame retal.
A fim de determinar o quão grave é a condição e possíveis causas, outros exames são necessários. Estes podem incluir exames de sangue, exame de urina, um ultra-som, raios-X com contraste de bário estudos, e também testes neurológicos.

Tratar Megacólon

O objetivo do tratamento para megacólon é para limpar o intestino grosso e identificar quaisquer problemas subjacentes que criaram ou contribuíram para o estado do animal. O tipo de tratamento utilizado irá depender da gravidade do problema, o tempo que tem existido e, a causa.
Muitos animais precisam ser hospitalizados para tratamento com fluido e de ter o cólon evacuado. Isto pode envolver, de modo que a anestesia enemas e extração manual das fezes. A maioria dos gatinhos estãocom muita dor e para se submeterem a esses procedimentos deve ser utilizada a anestesia.
O tratamento dos casos menos graves, muitas vezes envolve o uso de laxantes para tentar evacuar o cólon. Em casos graves recorrentes de megacólon que não podem ser tratados clinicamente, a cirurgia está indicada, mas é recomendado apenas se todas as outras tentativas para controlar a condição falharam.

Prevenindo Megacólon em seu gato

Uma dieta da espécie apropriada e um fornecimento constante de água potável são muito importante para ajudar a prevenir a desidratação. 
A fim de manter o seu gatinho bem hidratado, você pode tentar adicionar um pouco de água  na comida para que fique úmida. Você também pode considerar a compra de um bebedouro projetado para animais de estimação. Alguns gatos que evitam beber água ainda irá alegremente beber água em movimento a partir de uma fonte.
O exercicio fisico é muito importante, pois estrá mantendo o peso ideal.
Em famílias de muitos gatos, deverão ser colocadas várias caixas de areia suficientes para todos, de acordo com seus tamanhos e necessidades. Se o seu gato está eliminando fora da caixa , é importante levá-lo ao Veterinário e tentar diferentes tipos  caixas de areia. Observar a "saída" do seu animal diariamente no uso das caixas.
Escovar o pelo do seu gato é importante  para remover pêlos soltos e detritos evitando as famosas bolas de pelos . Há uma série de remédios naturais para a constipação recomendados e laxantes só quando estes não derem resultado. O pó de casca de psyllium e fibra de coco a cada refeição, ou a adição de vegetais de folhas verdes escuras ou grama gato devem ajudar.
Lembre-se, nunca use um produto humano."

Fale com seu veterinário  só ele vai poder lhe indicar a melhor forma de tratar ou prevenir esse desagradável  incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.