sábado, 29 de dezembro de 2012

Orientações dietéticas para doenças hepáticas

 

Temos observado no dia a dia do petshop o aumento de cães com doenças hepáticas - pelo sim e pelo não, você deve realizar exames que rastreem disfunções hepáticas antes que elas se transformem em um caso grave.


Se o seu cão mostra sintomas de doença hepática, pode fazer sentido para fazer alguns ajustes na dieta.
É melhor oferecer pequenas refeições por dia em vez de um ou mesmo duas, se possível. É recomendável uma dieta com quantidades moderadas de proteína de alta qualidade, tanto de gordura e produtos lácteos, incluindo queijo cottage, ricota e iogurte, porque são mais fáceis de digerir produzindo menos amônia que  os  produtos de carne -. Utillize pouquissimo sal, alguns animais retéem água. Os ovos são uma excelente fonte de proteína para cães com doença hepática. peixe branco também pode ser usado.  

Doença do fígado é uma condição em que faz sentido para adicionar os grãos, como a fibra solúvel que ajuda a remover a amónia do sistem, dando descanso ao fígado, já que assim ele  não tem de processar. Oatmeal é particularmente elevado em fibra solúvel e seria bom para usar, desde que o seu cão não tenha nenhum problema com ele (use toda a aveia em flocos ou rápido (cozido), que têm mais fibra solúvel que o instantâneo). Arroz branco cozido e, em menor grau, as massas são úteis devido à sua alta digestibilidade. Alimentar o cão com problemas no fígado com um mínimo de 1 grama de proteína por quilo de peso corporal por dia (como determinado por uma análise nutricional, não gramas de carne); quanto aos carboidratos não devem fornecer mais de 45% de calorias.
Evite suplementos com cobre e alimentos que são ricos em cobre , incluindo a maioria das carnes de órgãos, especialmente no fígado de boi (mas não de fígado de galinha ou peru, que tem pouco de cobre)
 O cobre pode acumular-se no fígado, quando a excreção de bílis é reduzida e causar danos adicionais. Cordeiro, porco, pato e salmão são ricos em cobre, peru, frango, e outros peixes têm quantidades moderadas de cobre;  queijo, carne e ovos são pobres em cobre. Em estágios avançados da doença de fígado, o cobre e o sódio (sal) devem ser severamente restringido; sal é restrito para ajudar a prevenir ascite (acúmulo de líquido no abdômen) relacionadas com níveis baixos de albumina, que são causados ​​por má função hepática. Você pode oferecer um suplemento de zinco para ajudar a diminuir o cobre, especialmente se você suspeitar de acúmulo desse metal.
.
O aminoácido L-carnitina pode ajudar com o metabolismo da gordura e, portanto, ser benéfico para doença do fígado, e L-arginina pode ser útil na redução de amoníaco que podem acumular-se com uma doença hepática. Cães com problemas de absorção de gordura podem se beneficiar de uma dieta de baixa gordura utilizando triglicérides de cadeia média (TCM), um tipo de gordura encontrada em produtos lácteos e óleo de coco. Use virgem (não refinado) óleo de coco vendida em potes de vidro e dar até uma colher de chá para cada 10 kg de peso corporal (começar com menos e aumentar gradualmente).
 
Suplementos bons para dar também incluem a vitamina do complexo B, vitamina E zinco deve ser aumentada acima do nível normal para ajudar a diminuir o cobre, e porque as suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger o fígado de vitamina A  que deve ser limitada com doença hepática -.. Quantidades normais são bem, mas não dá maiores quantidades. Óleo de fígado de bacalhau, que é rico em vitamina A, deve ser usado com moderação, se em tudo, e de fígado também deve ser limitada (fígado também é rico em cobre). Vitamina C não deve ser dado a cães com retenção de cobre. mas o contrário O óleo de peixe é  benéfico.  1000 por 20-30 kg de peso corporal, não se sabe se é útil para a doença hepática ou não, mas pode ajudar com a inflamação.
  Alguns pacientes fizeram a dieta de limpeza do fígado para cães com doença hepática, mas é muito importante compreender que este tipo de dieta só é necessária para cães com doença hepática muito grave que está causando encefalopatia hepática (problemas neurológicos causados ​​pelo excesso de amônia no organismo). Definitivamente, não é indicada simplesmente porque o seu cão tem enzimas hepáticas, o que não pode mesmo indicar doença hepática. No entanto esta dieta de curto prazo (dois ou três meses) pode ser oferecida para cães que podem ter doença hepática, se isso te faz sentir melhor e seu cão aceita, porém não é recomendada por longa duração,a menos que seja absolutamente necessário. Se o seu cão está sofrendo de encefalopatia hepática e precisa de uma dieta de restrição severa, esta dieta seria apropriada, embora uma dieta com mais variedade ainda seria preferível. É bom usar a versão simples, a curto prazo, mas, se for necessário uma dieta restrita por mais de dois ou três meses, fale com seu veterinário sobre a versão mais completa. Mas, lembre-se  usar variedade ao invés de usar sempre os mesmos alimentos  (por exemplo, substituindo frango para peixes, ovos).
Veja a dieta do milagre de Sunny para obter informações sobre uma dieta cozida e protocolo de tratamento que foi utilizada  com sucesso por uma proprietária de Cairn Terrier com cirrose terminal do fígado. Outros também relataram sucesso utilizando esta dieta, a qual não tem tão pouca proteína, de modo que seria uma melhor escolha para a maioria dos cães. Observe que  esta receita não inclui cálcio. Adicionar cálcio, de cerca de 800 mg por quilo de alimento. Você pode usar cascas de ovos que foram trituradas,  meia colher de chá fornece cerca de 1.000 mg calcium.Você também pode querer substituir ovos e laticínios pelo peru.
A variedade de alimentos diferentes sna dieta, desde que sejam permitidos, deve ser incentivada, ao invés de apenas uma dieta única e invariável.
Estudos indicam que lgumas frutas são protetores do fígado, incluindo melancia, uva (sem sementes), lichia, figo, kiwi, ameixa, cereja japonesa, e mamão. Converse com seu veterinário e cuide para que seu cão tenha uma vida saudável.
(Texto traduzido -  http://www.dogaware.com/health/liver.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.